Em 2016 o Greenpeace lutou por diversas causas. Nossas conquistas só são possíveis graças a milhões de pessoas, como você, que fazem a diferença para mudarmos o nosso mundo para melhor.Conheça algumas das nossas vitórias abaixo.

Começamos o ano com sucesso na campanha Carne ao Molho Madeira, em que três grandes redes de supermercado do Brasil se comprometeram a não comprar carne contaminada com o desmatamento da Amazônia.

Conseguimos cancelar o projeto da hidrelétrica de São Luiz de Tapajós, no coração da Amazônia, que ameaça a biodiversidade e o modo de vida dos povos tradicionais que vivem na região. Lançamos ainda o relatório [Revolução Energética], que mostra que é possível o Brasil ter 100% de energia renovável até 2050, aproveitando o sol e o vento na geração de energia limpa. Por isso, continuamos incentivando a adoção de energia fotovoltaica por todo o País.

Outro sucesso deste ano foi a criação da campanha de Agricultura e Alimentação, para questionar o modelo agrícola praticado no Brasil: as sementes transgênicas, os agrotóxicos, a expansão da agropecuária sobre a Amazônia e os impactos climáticos da nossa produção. Com isso, alcançamos a aprovação da Lei 6670/2016, que visa diminuir a quantidade de agrotóxicos nos nossos alimentos.

Foi em 2016 também que dissemos NÃO ao uso do carvão e conseguimos o veto ao artigo 20 da Medida Provisória 735, que ofereceria US$5 bilhões em novos subsídios à geração de energia com carvão mineral.

Para relembrar um ano do maior desastre ambiental do país, em que muito pouco foi feito para reparar os danos da lama de rejeitos da Samarco em toda a bacia do Rio Doce, escrevemos "Justiça" em letras de oito metros de altura nos destroços do povoado de Bento Rodrigues. Também buscamos proteger 51 espécies de baleias e golfinhos da caça comercial, ao defender a criação de Santuário das Baleias do Atlântico Sul, que contou com uma petição de quase um milhão de assinaturas de vários países. A iniciativa não foi aceita, mas continuaremos insistindo.

Alcançamos mais de 5 milhões de pessoas em nossas redes sociais, e conseguimos formar mais dois grupos de voluntários, um no Maranhão e outro no Rio Grande do Sul.

Neste ano bastante intenso, jamais esqueceremos do quão importante foi a sua ajuda para nós. Por isso queremos agradecer a todos que estiveram ao nosso lado fazendo tudo isso acontecer. Seja um doador do Greenpeace e colabore para um 2017 cheio de novas conquistas!

Junte-se a nós