Carne na pauta do dia

1 comentário
Notícia - 8 - dez - 2015
Nessa quinta-feira (10), o Greenpeace promove um bate-papo sobre o relatório “Carne ao Molho Madeira”, em parceria com o Aldeia Espaço Colaborativo e o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). A entrada é gratuita

Gado em area embargada pelo Ibama, no Mato Grosso. (© Bruno Kelly/Greenpeace).

O assunto é grande, gordo, ruminante e um enorme tabu. Seja pela paixão ao consumo excessivo, ou pela total aversão a ela, nos esquivamos de falar dos impactos da atividade pecuária sobre a floresta e sobre como podemos lidar com o problema de forma responsável e racional. Afinal, você sabe de onde vem a carne que você come?

Nesta quinta-feira (10), às 19h30, o Greenpeace promoverá, em parceria com o Aldeia Espaço Colaborativo e o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), um bate-papo sobre o tema, sob a ótica do papel do consumo no combate ao desmatamento e às mudanças climáticas.

Há algumas semanas lançamos a campanha “Carne ao Molho Madeira – Como os supermercados estão ajudando a devastar a Amazônia com a carne que está em suas prateleiras”, que analisou as políticas de compra de carne bovina das sete maiores redes de supermercado que atuam no país e como os consumidores eram informados sobre isso. 

Acompanhe como foi o bate-papo:

Juntas, estas redes representam cerca de dois terços de todas as vendas de varejo em território nacional e o resultado foi decepcionante: nenhuma delas conseguiu atingir o patamar “verde”, que corresponde a um percentual de 70% a 100%. “Ou seja, a avaliação revela que nenhum supermercado consegue, hoje, garantir que 100% da carne que comercializa é livre de crimes socioambientais”, resume Adriana Charoux, da Campanha Amazônia do Greenpeace.

O assunto é complexo e envolve enormes paixões e interesses econômicos, mas uma hora teremos que falar de pecuária na Amazônia e o que os supermercados que frequentamos todo dia têm a ver com isso. Afinal, a pecuária continua sendo o principal vetor de desmatamento da floresta e anda de mãos dadas com muitos outros problemas seríssimos, como o trabalho escravo.

Depois do bate-papo, a casa abre para um happyhour, com venda de comidas vegies e vegans da Creative Commes e bar. Para explorar novos sabores e valores e tornar o papo menos pesado e mais bioagradável!

Participe!

Assine a petição

Serviço

Vamos falar sobre carne e desmatamento?

Local: Aldeia Espaço Colaborativo - Rua Lisboa, 445. Pinheiros. São Paulo.
Horário: 19h30
Entrada Gratuita - Limite máximo 250 pessoas.

1 comentário Adicionar comentário

J.J.Alencar says:

A idéia é promover o boicote de toda carne bovina que venha da amazônia legal.

Enviado 8 - dez - 2015 às 17:15 Denunciar abuso Reply

Postar um comentário 

Para postar um comentário, você precisa estar logado.