Deputados se unem pela libertação de Ana Paula

Adicionar comentário
Notícia - 16 - out - 2013
Parlamentares terão audiência com presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros, para que o Parlamento brasileiro se posicione em defesa dos 30 ativistas presos na Rússia

Deputados se reúnem na Câmara dos Deputados e aumenta pressão política pela libertação de Ana Paula (©Greenpeace).

 

Em reunião realizada nesta quarta-feira (16) na Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos Humanos (FPDDH) e a Frente Parlamentar Ambientalista, com apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da CNBB, deram mais um passo em direção à libertação da brasileira Ana Paula Maciel e dos outros 27 ativistas e dois jornalistas presos na Rússia desde o dia 18 de setembro.

Leia mais:

Estiveram presentes os deputados Erika Kokay (PT-DF), Chico Alencar (PSOL-RJ), Domingos Dutra (SDD-MA), Ricardo Tripoli (PSDB-SP) e Sarney Filho (PV-MA), além de assessores de outros deputados que não puderam comparecer. Um grupo de parlamentares terá uma audiência com o presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), para que o Parlamento brasileiro se posicione com relação ao caso, reforçando o pedido de libertação junto ao Parlamento russo.

“Até que a Ana Paula e os demais ativistas sejam soltos, nós nos comprometemos a fazer uma série de ações, através da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos Humanos, para que a libertação seja garantida. Essas ações envolvem o diálogo não só com o Congresso Nacional, mas também com diversas entidades da sociedade civil. Estamos nos proximando de uma data emblemática, que completa os 30 dias de prisão dos ativistas, então esse ato é para dizer mais uma vez à sociedade e às autoridades que estamos aprisionados juntos com eles”, defendeu a deputada Erika Kokay, presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos Humanos.

Para o deputado Sarney Filho, “o ato deixa clara a posição do Parlamento brasileiro a favor das manifestações pacíficas da sociedade civil.  É importante interagir com o Parlamento russo para demonstrar solidariedade com os ativistas, que claramente não tiveram nenhuma intenção de piratara, mas apenas de chamar atenção para um impacto ambiental de grandes proporções. Ana Paula significa hoje a luta por um mundo diferente para as futuras gerações.”

A ativista brasileira que se encontra presa na Rússia foi detida junto com outras 29 pessoas no navio Arctic Sunrise, de cuja tipulação fazia parte. A Guarda Costeira Russa invadiu ilegalmente o navio após protesto pacífico do Greenpeace realizado na plataforma da petroleira estatal russa Gazprom, no mar de Pécora. Os 28 ativistas e dois jornalistas foram levados à Murmansk, onde estão detidos e são acusados de pirataria, podendo ficar presos por até 15 anos. 

Na semana passada, a Frente realizou um outro ato também na Câmara dos Deputados, no qual coletou assinaturas de parlamentares em apoio a Ana Paula. Erika Kokay definiu o evento como uma forma de defender a liberdade de expressão do povo, “é uma questão de direitos humanos.”

O apoio pela libertação de Ana Paula e dos outros ativistas também veio da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa e da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, ambas do Senado Federal.

Tópicos
Nenhum comentário encontrado. Adicionar comentário

Postar um comentário 

Para postar um comentário, você precisa estar logado.