Em busca de ônibus limpos

2 comentários
Notícia - 28 - set - 2016
Greenpeace participou da primeira audiência com a promotoria para fazer valer a transição dos combustíveis na frota de São Paulo

Ônibus devem ser 100% limpos até 2018 Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Nesta terça-feira (27/9), fomos convidados a participar de uma reunião na sede do Ministério Público do Estado de São Paulo para discutir com o poder público, operadores de ônibus da capital paulista e fornecedoras de tecnologias limpas como traçar um plano para finalmente tirar do papel a transição para os combustíveis que abastecem a frota de ônibus da cidade. Segundo o promotor do Meio Ambiente Marcos Lúcio Barreto, a intenção é mediar a discussão para que possamos chegar a melhor solução sem onerar a tarifa ao usuário.

Vale lembrar que a Lei de Clima do município determina, desde 2009, uma troca gradual por fontes limpas e renováveis, que deve chegar a 100% em 2018. No ano passado, por conta da nova licitação de ônibus que definirá os operadores do serviço nos próximos 20 anos, o Greenpeace emitiu uma nota técnica cobrando o cumprimento da lei, o que levou a promotoria a convocar esta primeira audiência pública.

Após mais de quatro horas de discussão, saímos com um passo importante. O secretário de Transportes do município, Jilmar Tatto, se posicionou sobre a importância da transição e da transparência das informações. “Ele prometeu disponibilizar as planilhas de custos da SPTrans para serem analisadas pela sociedade e vamos acompanhar isso de perto”, diz Vitor Leal, da campanha de Mobilidade do Greenpeace. Em contrapartida, os fabricantes das tecnologias limpas também deverão divulgar seus números para que seja possível avaliar as opções que tenham a melhor relação custo-benefício nos veículos e nos combustíveis adotados.

Os ônibus são responsáveis por apenas 13% das emissões urbanas de CO2, mas carregam cerca de metade da população e emitem 47% do material particulado que causa doenças cardiorrespiratórias nos habitantes da cidade. Com a transição para combustíveis limpos, passaremos a ter um sistema de transporte público de mais qualidade. Isso significa maior eficiência energética, sem emissões de carbono e até de fuligem, no caso dos veículos elétricos. Isso é fundamental para chegarmos a 100% de energia renovável em todo o setor de transportes até 2050.

As próximas reuniões ainda serão definidas, mas vamos continuar acompanhando a evolução da discussão, sempre demandando o cumprimento da lei do clima do município de São Paulo, como estamos fazendo desde 2015, em parceria com a Here Now, com o Busão dos Sonhos – saiba mais aqui.

Tópicos
2 Comentários Adicionar comentário

(Não registado) Portão says:

Ótima matéria, sempre cuidar do meio ambiente
http://www.portaoautomatico-sp.com/

Enviado 29 - set - 2016 às 12:22 Denunciar abuso Reply

(Não registado) Portão says:

Ótima matéria, sempre cuidar do meio ambiente
http://www.portaoautomatico-sp.com/

Enviado 29 - set - 2016 às 12:22 Denunciar abuso Reply

1 - 2 de 2 resultados.

Postar um comentário 

Para postar um comentário, você precisa estar logado.