Sinar Mas pega pela boca

5 comentários
Notícia - 27 - abr - 2010
Maior fornecedora de óleo de dendê da Indonésia vende mentiras a acionistas e compradores ao garantir que parou com desmatamento. Nós investigamos.

Investigação em campo comprovou que subsidiárias da Sinar Mas continuam processo de desmatamento na Indonésia

Enquanto hoje, 27 de abril, acionistas do grupo Sinar Mas chegavam para sua reunião anual em Jacarta, Singapura, para debater lucros e dividendos, representantes do Greenpeace alardeavam outro tipo de desempenho da empresa: o de, apesar de garantir o contrário, continuar devastando a floresta indonésia para plantação de óleo de dendê.

(Saiba mais sobre o caso)

Imagens e testemunhos colhidos em uma investigação que levou nossos ativistas às florestas devastadas em busca de provas de que o desmatamento continua a todo o vapor foram distribuídas à imprensa, com o objetivo de desmascarar falsas promessas e cobrar das empresas que compram da fornecedora, que boicotem óleo de dendê fruto de desmatamento da floresta e destruição do habitat de orangotangos.

A investigação aconteceu na região de Kalimantan, na Indonésia. Por lá, florestas tropicais e de turfa, de altíssimo valor para a conservação de espécies, especialmente a do orangotango, continuam vindo ao chão para dar lugar às plantações de óleo de dendê, usados em produtos de alimentação e cosméticos. Isto, apesar da Sinar Mas insistir em fazer bonito na frente de seus acionistas e compradores com o falso comprometimento – emitido oficialmente no começo de fevereiro, de produzir óleo de dendê de forma sustentável e abandonar a devastação.

Graças à vitoriosa campanha do Greenpeace, a Nestlé na Indonésia cortou contratos com a Sinar Mas e não usa mais seu óleo de dendê nos chocolates da marca. Outras fornecedoras internacionais da empresa de alimentos, como a Cargill, no entanto, mantém negociações com a fornecedora. Segundo porta-vozes da Nestlé, haverá pressão sobre a Cargill caso a mesma não abandone a Sinar Mas até o fim de abril, prazo dado para que provas do fim do crime ambiental sejam enfim apresentadas.

“A Sinar Mas tem poucos dias agora para limpar sua sujeira, ou corre o risco de perder grandes contratos com a Cargill", comemora Bustar Maitar, coordenador da campanha de florestas no Sudeste da Ásia. E explica: “O Greenpeace não é contra a plantação de óleo de dendê, contanto que seja de forma sustentável e não agrida nossas florestas tropicais e de turfa, nem nenhum orangotango”.

Este é o tipo de notícia que acionistas de uma empresa detestam ler.

Tópicos
5 Comentários Adicionar comentário

chicaotga says:

A única forma de conter tais atrocidades contra o meio ambiente é "levantar o tapete e mostrar a sujeira".
parabens greenpea...

Enviado 8 - mai - 2010 às 0:56 Denunciar abuso Reply

Read More Read Less

luisalpcd says:

Hoje a ganância pelo dinheiro faz com que acabem com as florestas que o mundo precisa, não é uma raça ou uma planta, mas o mundo m...

Enviado 2 - mai - 2010 às 21:41 Denunciar abuso Reply

Read More Read Less

felipepretti says:

Da-lhe Greenpeace. Desde que fiquei sabendo dessas atrocidades a qual a Nestlé era conivente, deixei de comprar quaisquer produtos da marca. Sei ...

Enviado 2 - mai - 2010 às 2:25 Denunciar abuso Reply

Read More Read Less

Janah_dii_matos says:

Ponto pra "Nestlé" ne?? A Cargill nao desligou seus contatos pq nao se importa com o meio ambiente, tá na cara! pensa apenas nos s...

Enviado 28 - abr - 2010 às 17:31 Denunciar abuso Reply

Read More Read Less

Eudimar says:

Vamos roubar a comida da casa deles pra ver se eles gostão...!!!

Enviado 27 - abr - 2010 às 18:43 Denunciar abuso Reply

1 - 5 de 5 resultados.

Postar um comentário 

Para postar um comentário, você precisa estar logado.