Especialistas se reúnem em Manaus para debater mudanças climáticas

Notícia - 3 - nov - 2008
Conferência terá a presença de especialistas latino-americanos em três mesas temáticas: clima, florestas e energia.

A floresta amazônica arde sob o fogo criminoso que já destruiu milhares de quilômetros da região nos últimos anos. O Greenpeace transmitiu imagens ao vivo da destruição, pelo seu site na internet, no último dia 29 de agosto.

Para discutir políticas públicas globais e regionais de combate, mitigação e adaptação às mudanças climáticas, especialistas de diversos países da América Latina se reunirão entre os dias 5 e 7 de novembro, em Manaus, na 1a. Conferência Latino-Americana de Mudanças Climáticas e Serviços Ambientais. O evento é promovido pelo Centro Estadual de Mudanças Climáticas (Ceclima) da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas e será realizado na Escola de Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Confira aqui a programação completa da conferência.

O evento contará com a participação de representantes do Greenpeace em seus grupos temáticos.

No grupo Florestas e Serviços Ambientais, Paulo Adario, diretor da campanha de Amazônia, falará sobre o panorama das florestas no mundo, no Brasil, na Amazônia, no Amazonas e sua importância para a manutenção do clima.

Para falar sobre o Pacto pelo Desmatamento Zero na Amazônia brasileira estará Marcelo Marquesini.

No grupo temático Energias Alternativas e Eficiência Energética, Ricardo Baitelo (campanha de Energia Renovável do Greenpeace) apresentará o cenário Revolução Energética para 2050.

Na abertura da conferência, o representante do Ministério do Meio Ambiente receberá o Plano Estadual de Prevenção e Combate ao Desmatamento. Segundo a secretária de Meio Ambiente do Amazonas, Nádia Ferreira, a idéia é "garantir um lugar no Fundo Amazonas, cuja gestão é feita com o Ministério do Meio Ambiente e o BNDES".

Leia também:

Onde a vaca vai, o desmatamento na Amazônia vai atrás

BR-319: a grande ameaça ao estado mais preservado na Amazônia

Stern fala sobre economia sem carbono para empresários brasileiros

Clima merece mais do que um plano sem inovação ou senso de urgência

Eólicas podem reduzir emissão de 10 bilhões de toneladas de CO2 até 2020

Tópicos