Atuação do Greenpeace Brasil

O Greenpeace Brasil nasceu em 1992 e, desde então, atua em defesa do meio ambiente protagonizando diversas ações, campanhas, abaixo-assinados e atividades de conscientização. Conheça nossa trajetória!

Nossa história

O ativismo faz parte do DNA do Greenpeace e é o que nos impulsiona cotidianamente. Nossa primeira ação no Brasil foi em 1992, ano em que aconteceu a primeira Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Eco-92, no Rio de Janeiro.

Em 26 de abril daquele ano, os primeiros ativistas do Greenpeace no Brasil protestaram contra a Usina Nuclear de Angra dos Reis. Na ocasião, os mortos na tragédia de Chernobyl, acidente nuclear que aconteceu exatamente na mesma data em 1986, também foram homenageados. A partir daí, começamos a nos multiplicar em defesa de uma nova forma de se relacionar com o meio ambiente!

Há três décadas, confrontamos o desmatamento ilegal e outros crimes ambientais na Amazônia, indústrias do petróleo e de energia nuclear, produtores de transgênicos, governos e outros projetos que ameaçam não só o meio ambiente como os direitos dos povos indígenas e comunidades tradicionais. Nossa luta é para que não existam retrocessos que abalem a nossa sobrevivência e a de qualquer outra forma de vida.

Foram centenas de ações pacíficas, abaixo-assinados e campanhas ao longo das últimas três décadas. Para nos dar suporte neste trabalho, contamos com equipes em três cidades do país. A começar por Manaus, no coração da Amazônia, onde podemos monitorar de perto o desmatamento e denunciar ações ilegais registradas no território ao lado dos povos da floresta.

Também estamos em Brasília, onde acompanhamos e incidimos contra decisões e projetos políticos que ameaçam o meio ambiente. Em São Paulo, nosso escritório conta com apoio técnico para ações, mobilizações, pesquisas, comunicação e distribuição de conteúdo para todo país.

Momentos marcantes

Aqui, você pode conferir com detalhes nossa atuação em alguns momentos históricos, campanhas e abaixo-assinados e outras mobilizações para as quais nos dedicamos intensamente. Momentos que marcaram e deram sentido ao nosso ativismo.

Toda trajetória é feita de lutas e conquistas

Conheça momentos marcantes da nossa história e vitórias que inspiram nosso ativismo

Saiba como apoiar

Você pode fazer a diferença e ajudar a proteger o meio ambiente no Brasil. Ao doar para o Greenpeace, você fortalece o nosso trabalho e permite que nossos ativistas exponham e documentem ameaças ambientais, protejam a Amazônia e lutem para combater as mudanças climáticas. Aceitamos vários tipos de doações. Saiba mais a seguir.

Saiba mais sobre outros assuntos