Skip navigation.

Enviar URL

Preencha o formulário abaixo e clique no botão de "enviar". Nosso servidor irá enviar uma mensagem de e-mail para o destinatário, incluindo o endereço da página que você quis compartilhar. Você pode mandar para múltiplos endereços de e-mail, separando-os com vírgulas: a.name@greendance.com.br, outro.nome@outroservidor.com
E-mail do destinatário *
Seu nome *
Seu e-mail *
* Requerido

São Paulo (SP), Brasil — Plataforma ambiental do Greenpeace reúne soluções que podem ser aplicadas em qualquer município do país.

O Greenpeace lançou nesta quarta-feira sua plataforma política ambiental para os candidatos a prefeito e vereador nas eleições 2008. As propostas da organização abordam problemas ligados às mudanças climáticas, florestas, transgênicos, oceanos, entre outros temas, e podem ser aplicadas a qualquer município do Brasil.

Clique aqui e confira nossas propostas aos candidatos às eleições municipais.

O documento redigido pelo Greenpeace será encaminhado aos candidatos a prefeito das principais capitais do Brasil. Os eleitores poderão entrar no site  e enviar a plataforma para seus candidatos. Além disso, os internautas poderão fazer sugestões para serem incluídas no documento.

"Nosso intuito é fomentar a discussão para que todos os setores da sociedade cobrem dos políticos um compromisso com o meio ambiente", diz Sérgio Leitão, diretor de Políticas Públicas do Greenpeace.

"O mundo hoje enfrenta desafios ambientais que exigem respostas dos governos municipais. É preciso pensar globalmente e agir localmente e vice-versa."

O debate sobre mudanças climáticas, por exemplo, se trava no âmbito da ONU. No entanto, o estado da Califórnia e a cidade de Nova Iorque adotaram políticas ambientais locais de mudanças climáticas que contrariam a posição do presidente Bush, que se recusa a adotar metas de redução de emissão de efeito estufa e não assinou o protocolo de Kioto.

"O estabelecimento de Planos Municipais sobre Mudanças Climáticas, com metas de redução de emissões de gases do efeito estufa e eficiência energética pode ajudar a suprir a falta de vontade do governo Lula de adotar medidas concretas para resolver a crise do clima", diz Leitão.

Incluir questões ambientais nas agendas políticas dos municípios não significa necessariamente fazer grandes investimentos. Entre as propostas do Greenpeace, muitas, como a exigência de comprovação da origem e legalidade da produção das madeiras compradas pelos órgãos públicos, só dependem de boa vontade política para serem implementadas.

Leia também:

Governo e indústria do Pará assinam Pacto pela Madeira Legal e Sustentável

Após 16 anos, sai enfim proposta brasileira de Política de Mudanças Climáticas

Câmara instala em Brasília comissão de incentivo às fontes renováveis

Messias do Ibama trouxe más notícias: sai licença ambiental de Angra 3

Os oceanos estão em perigo e você pode ajudar! Entre nessa onda!

Consuma sem culpa: chocolates Hershey's estão livres de transgênicos