A bióloga brasileira Ana Paula Maciel a bordo do navio Esperanza (©Nick Cobbing / Greenpeace)

Em solidariedade aos 28 ativistas e dois jornalistas presos na Rússia após protesto pacífico, o Greenpeace vai realizar um ato público no próximo sábado, dia 5, a partir das 10h no vão livre do MASP, em São Paulo. A atividade acontecerá em diversas cidades ao redor do mundo.

Convocamos as pessoas a se juntarem a nós no pedido de liberdade do grupo. Durante a atividade, o público poderá assinar uma petição pública, além de escrever mensagens e tirar fotografias de apoio à bióloga brasileira Ana Paula Maciel. Todo o material produzido no local será enviado à ativista.

Também haverá um espaço para atividades recreativas com crianças e distribuiremos bexigas com as mensagens “Libertem Ana Paula” e “Libertem nossos ativistas”.

Como símbolo de paz, pedimos que todos compareçam de branco. Acesse a página do evento no Facebook e confirme sua presença: http://on.fb.me/GA8Zlu.

Entre nesse link, faça o download e imprima o material em apoio aos ativistas e jornalistas presos na Rússia.


Onde: vão livre do MASP – Av. Paulista, 1578 (estação Trianon-MASP do Metrô)

Quando: sábado, dia 5 de outubro, das 10h às 14h


Entenda o caso

Vinte e oito ativistas do Greenpeace e dois jornalistas – todos estavam a bordo do navio Arctic Sunrise – foram presos pelas autoridades russas dia 19 de setembro após um protesto pacífico contra a exploração de petróleo no Ártico.

Leia mais:

Entre eles, está a bióloga brasileira Ana Paula Maciel, de 31 anos. Eles estão sendo acusados de pirataria –o que não poderia ser aplicado a casos de protestos pacíficos – e podem ser condenados a até 15 anos de prisão.

O ato de apoio de sábado vai acontecer em diversas cidades do mundo. Neste momento, a pressão pública é a melhor forma de ajudar a levar o grupo de volta a casa. Contamos com sua participação. Convide sua família e amigos. Espalhe a mensagem com a hashtag #LibertemOs30. Assine e divulgue a petição.


Libertem nossos ativistas

 

Esse ato acontecerá em centenas de cidades. Confira abaixo: