Foto: Greenpeace / Lunaé Parracho

Para alertar a população sobre a urgência no combate às mudanças climáticas, na manhã de hoje penduramos um enorme banner no Elevador Lacerda, aqui em Salvador. Foram algumas horas de atividade, desde o momento em que os ativistas iniciaram a descida no lado de fora do Elevador, até fixarem o banner na estrutura e divulgarem a mensagem "É Agora ou Agora!"

O banner simbolizava uma régua, para representar o aumento do nível do mar como consequência do aquecimento global. A mensagem "É Agora ou Agora" não é exagerada. Temos pouco tempo para tomar medidas concretas contra os vetores do aquecimento global ou sofreremos com o aumento da temperatura do planeta. A mensagem para o povo baiano foi necessária - como disse Gabriela Vuolo, uma das coordenadoras da expedição do Arctic Sunrise no Brasil,  "... a Bahia é extremamente vulnerável ao aquecimento global. As cidades da costa estão ameaçadas pela elevação do nível do mar, enquanto o sertão baiano corre o risco de ser ainda mais castigado pela falta de chuvas e pelo avanço da desertificação."

Veja as imagens do protesto na nossa galeria do Flickr:

Asssita também ao vídeo da atividade de hoje:

Quem estiver em Salvador neste final de semana poderá participar da visitação do navio no Porto de Salvador das 10 às 17 horas, e conhecer mais sobre as mudanças climáticas, sobre a atuação do Greenpeace no combate ao aquecimento global e assinar a petição para nossos representantes na COP15, em Copenhagen, para definir o futuro do clima no planeta.