Como é possível transformar as ruas de modo a dar mais segurança aos pedestres, aumentar a acessibilidade e priorizar o meio ambiente e quais os impactos econômicos dessas melhorias? A Secretaria de Transportes de Nova York, a convite do Arq.Futuro, principal fórum sobre arquitetura e urbanismo do Brasil, vem compartilhar, dia 24/9 no Rio de Janeiro e dia 25/9 em São Paulo, sua experiência em mobilidade urbana e desenvolvimento urbano sustentável.

A cidade de Nova York deu início a um ambicioso projeto de longo alcançe para redirecionar o tráfego, criar novos espaços públicos e implementar ciclofaixas e o aluguel de bicicletas pela cidade. A partir desses conceitos, um debate será aberto, com foco no desenvolvimento de um plano de mobilidade urbana para São Paulo e outros assuntos relevantes sobre o tema como o papel das parcerias públicoprivadas.

Na ocasião, dois importantes livros que ajudam a alimentar este debate serão lançados. Escrito pelos americanos Joshua David e Robert Hammond, “High Line” conta a história do parque suspenso de Nova York, exemplo de espaço público em cidades cada vez mais sobrecarregadas. O segundo livro, “São Paulo na Encruzilhada: Uma discussão sobre mobilidade e adensamento”, da Arq.Futuro, é resultado de uma mesa-redonda sobre os desafios envolvendo a gerência de transporte e população na cidade de São Paulo.

Onde e quando:

Rio de Janeiro – 23 e 24/09
Edifício Manchete, às 18h

São Paulo – 25, 26 e 27/09
Auditório Ibirapuera, das 17h30 às 19h30