Depois de lutarmos um pouco com o GPS, conseguimos chegar ao Centro de Exposições Imigrantes para o Campus Party 2009. Uma fila enorme prenunciava problemas na entrada, mas até que rapidamente estávamos, eu, Mari e Serginho, dentro do imenso pavilhão, procurando nosso lugar no Campus Verde. Ao achar o ponto certo, nos arrumaram uma boa mesa e dispusemos os materiais do Greenpeace - revistas, relatórios, calendários, folders, etc. Circulando pelo pavilhão, fiz contatos com blogueiros e contei sobre a campanha Salvar o Planeta. É Agora ou Agora. A receptividade foi boa.

Como vizinhos, temos aqui no CParty (para os íntimos) o pessoal do Ecoblogs e índios tupinambás de Ilhéus (sul da Bahia). Distribuímos relatórios, revistas, cartilhas, etc a quem chegou pra ver o que estávamos fazendo - eu ainda consegui entregar pro Tim Berners-Lee, o criador da internet, um folheto da campanha Salvar o Planeta. É Agora ou Agora. Assisti à palestra dele (um trecho aqui), técnica toda a vida (não sou tão nerd...) e achei muito maneiro o tal Open Street Map, que são mapas (estilo Google Maps) em versão wiki. Ou seja, vc pode chegar lá e inserir informações, imagens e até ruas! Tudo é editável nesses mapas, uma maravilha, confira.

[gallery]

(clique nas imagens para ver melhor - e saber do que se trata)

Como vc pode ver na galeria de fotos, o Campus Party é uma grande confraternização de pessoas que curtem, usam e abusam da internet e de todas as ferramentas que ela proporciona. Tem geeks trocando arquivos, jogando online, compartilhando informações interneteiras e de programação, palestras de software livre, muita ação corporativa, azaração nerd. Parece que foi aberto um portal de comunicação entre os mundos online e offline. Muito legal. E que computadores incríveis eu vi por aqui!! Alguns são meio espalhafatosos demais pro meu gosto, mas enfim. Se eles forem tão potentes quanto são vistosos...

Apesar de alguns problemas técnicos e logísticos, o Campus Verde do Cparty 2009 foi uma boa sacada e até que está indo bem para sua primeira vez no evento. Espero que no ano que vem esteja maior e com mais estrutura. Potencial tem de sobra.

Agora vou nessa porque viajo amanhã cedinho pra Belém, por conta do open boat do Arctic Sunrise na cidade e também o Fórum Social Mundial.

Até lá!