Durante quinto encontro neste sábado, dia 18, o Juventude Solar teve workshop de fogões solares (©Mariana Stolze/Greenpeace)

 

Neste sábado, tivemos o quinto encontro do Juventude Solar no Centro Comunitário Lídia dos Santos, no Morro dos Macacos. Foi um dia muito divertido e de muito aprendizado. Depois de termos construído lanternas solares, estávamos ansiosos para saber qual seria o conteúdo deste encontro. O que mais poderíamos construir para aproveitar a energia do sol? Logo descobrimos que seriam fogões solares.

Iniciamos a manhã com uma dinâmica muito interativa. A ideia era nos aquecermos para começarmos empolgados a confecção dos fogões. Fomos divididos em três grupos, cortamos, colamos, tiramos medidas, tudo isso sem deixar de brincar. O espírito competitivo aflorou e inventamos nomes e músicas para os nossos times, um deles se chamava “Los cocineros”.

A única timidez que se fez presente no sábado foi do astro-rei maior. Pois é, o único que não quis aparecer foi o sol e não conseguimos testar os fogões solares na prática. Mas o encontro não terminou desanimado, a satisfação de participar do Juventude Solar e de ver o resultado de um processo é enorme e basta para que a gente saia contente do Centro Comunitário. Com certeza, foi mais um dia de enorme aprendizado.

Esse foi mais um encontro no qual conseguimos colocar a mão na massa e ver os benefícios da energia solar na prática. Agora é esperar o próximo final de semana com ansiedade para aprender ainda mais sobre energia solar. Espero que vocês também estejam ansiosos!

*Gabriele Fernandes da Costa é uma das jovens que participa do Juventude Solar