Mais de 5 mil pessoas vieram ao Pier Mauá para conhecer o Rainbow Warrior, o mais novo navio da frota do Greenpeace. (©Greenpeace/Juliana Coutinho)

A campanha pelo desmatamento zero aportou no Rio de Janeiro, tanto no Rainbow Warrior quanto na Cúpula dos Povos, e tem conquistado a população. Neste fim de semana, mais de dez mil assinaturas foram recolhidas em uma grande mobilização.

No navio, 5 mil pessoas assinaram a petição que está nas ruas desde março deste ano. Já na Cúpula dos Povos, onde o Greenpeace montou a Tenda Tom Jobim, o movimento foi significativo: na sexta-feira, no sábado e no domingo, 5.130 eleitores aderiram ao projeto que objetiva acabar com o desmate no Brasil.

A expectativa é de que até o fim do próximo ano 1,4 milhão de eleitores assinem a proposta, similar à Ficha Limpa. A ideia é levar esse abaixo-assinado ao Congresso Nacional para que seja votada uma lei de iniciativa popular.

Embora o futuro das florestas esteja sendo menosprezado na reunião oficial do Riocentro, a adesão das pessoas tem sido enorme,” disse a coordenadora da campanha do desmatamento zero do Greenpeace, Tatiana de Carvalho. Até o momento, mais de 341 mil brasileiros deram seu suporte.

Na Aterro do Flamengo, espaço onde os movimentos sociais e ONGs estão se organizando para propor uma agenda alternativa à Rio+20, com discussões que almejam construir um mundo mais verde e limpo, as pessoas foram à tenda do Greenpeace para se informar sobre suas atividades e ações, assim como tiveram a oportunidade de ver uma exposição de fotos que resume os 20 anos da ONG no país.

Outro atrativo no local é o fato de a energia que está sendo distribuída na tenda ser proveniente de placas fotovoltaicas que captam os raios solares. Voluntários preparam em uma cozinha solar alguns quitutes para quem passa por lá.

A geração solar no nosso espaço é um demonstrativo de que é possível para o Brasil aproveitar esse potencial energético abundante. Este foi um dos fatores que mais atraiu a curiosidade dos visitantes”, afirma o coordenador da campanha de Clima e Energia da organização, Iran Magno.

E tem mais Greenpeace no Rio nesta semana. Acompanhe a agenda aqui no site. A tenda ficará montada até o fim da Cúpula dos Povos, em 23 de junho. Já nos dias 21 e 22 de junho, o Rainbow Warrior estará aberto novamente para que todos possam conhecer a mais moderna e sustentável embarcação da frota da organização.

Assine a petição.