As florestas do mundo correm perigo. Vamos ajudar a protegê-las. Inspire-se com o dia de hoje e torne-se você também um Herói da Floresta (© Marizilda Cruppe / Greenpeace).

 

Hoje eu vou comemorar. E os meus amigos e companheiros da Campanha de Florestas do Greenpeace mundo afora também. Mas isso não é nada diferente para nós. Fazemos isso todos os dias. Talvez, apenas talvez, o foco sobre as florestas que traz um dia como o de hoje pode ajudar o nosso trabalho para proteger os últimos remanescentes de mata nativa do mundo.

Hoje, dia 21 de março, é o Dia Internacional das Florestas. Esta data foi acordada pela Assembléia Geral da ONU em novembro de 2012, de modo que a cada ano haveria um dia reservado para “celebrar e sensibilizar” as pessoas sobre a importância das florestas. Nesse 21 de março, então, eu convido você a comemorar também. Convido-o a nos ajudar a proteger as florestas da maneira que você puder. 

As florestas são importantes. Elas são o lar espiritual e físico de milhões de pessoas que nela vivem e dela necessitam para viver. As matas abrigam e alimentam uma rede fantástica de vida: mamíferos, aves, répteis, insetos, árvores, flores, peixes... E, mais importante, neste dia e nesta era em que vivem, elas são criticamente importantes para ajudar a controlar as mudanças climáticas.

Em outras palavras, as florestas armazenam cerca de 300 bilhões de toneladas de carbono em suas partes vivas. Isso significa cerca de 40 vezes a quantidade de gases de efeito estufa emitida anualmente a partir de combustíveis fósseis. O desmatamento representa aproximadamente o mesmo montante de poluição climática de todos os automóveis, caminhões, trens, aviões e barcos juntos. Por esse motivo, do ponto de vista do clima, é melhor preservar e proteger as florestas e manter os gases estufa onde eles estão.

Florestas também regulam o fluxo de água e chuva. Portanto, nós dependemos delas para fazer crescer nossos cultivos e alimentos. A perda de uma floresta em uma parte do mundo pode ter impactos severos em outras partes – os cientistas descobriram que a perda de floresta na Amazônia e na África Central pode levar a uma severa redução das chuvas no Centro-Oeste dos Estados Unidos, por exemplo.

Para o Greenpeace, todo dia é dia de celebrar as florestas. Nós fazemos campanha para proteger as florestas porque elas abrigam uma gama de biodiversidade sem precedentes, porque elas capturam e mantêm os gases de efeito estufa longe da atmosfera, porque elas são o lar de milhões de pessoas e animais, e – por último, mas não menos relevante – também porque sem florestas saudáveis, o planeta Terra não pode sustentar a vida.

Vamos todos celebrar as florestas! Vamos falar sobre elas para as pessoas e defender a sua proteção. Hoje e todos os dias. Chega de desmatamento.

* Paulo Adario faz parte da Campanha de Florestas do Greenpeace, e foi escolhido Herói da Floresta pela ONU em 2012.

Assine a petição.