segunda-feira, 10 de agosto de 2015 Greenpeace pede ao prefeito Haddad para prorrogar prazo de consulta pública em licitação de novo sistema de ônibus da capital paulista (Foto: Rogério Assis/Greenpeace)

Hoje (10/08), o Greenpeace levou uma mensagem em forma de ônibus ao prefeito de São Paulo, solicitando extensão do tempo de consulta popular para a maior licitação de transportes da América Latina, no valor de R$140 bilhões.

O prazo inicial estabelecido para a sociedade opinar sobre o futuro do sistema de ônibus de São Paulo foi de 30 dias corridos. Seria necessário ler as 5 mil páginas dos editais da licitação publicados pela Prefeitura há um mês em um ritmo de uma página a cada dois minutos, se levarmos em conta as 8 horas diárias dos 22 dias úteis disponíveis. 

Mesmo tendo se debruçado sobre o documento e preparado suas recomendações em relação aos impactos ambientais, o Greenpeace acredita que a cidade deve ser planejada por pessoas e para pessoas. Por isso,  a organização realizou uma ação em frente ao prédio da Prefeitura nesta segunda-feira (10/08) pedindo prorrogação do prazo estabelecido para consulta popular e a realização audiências públicas, para que a sociedade possa participar efetivamente dessa decisão. Uma mensagem em forma de ônibus na frente da sede da Prefeitura exigia:

O povo quer entrar no busão da licitação
#ProrrogaHaddad

domingo, 9 de agosto de 2015 Anúncio publicado na Folha de São Paulo, pelo Greenpeace e parceiros, para garantir a participação da sociedade no processo de licitação pública

Em uma aliança com IDEC, IEMA e Rede Nossa São Paulo, o Greenpeace protocolou uma carta com a mesma solicitação, na última quinta-feira (06/08), junto à Secretaria Municipal de Transportes. Além disso, em conjunto com organizações e movimentos (APE – Estudos em Mobilidade, Ciclocidade, #CicloviaNaPeriferia, CicloZN, Engajamundo, Idec, Minha Sampa e Transporte Ativo) o Greenpeace publicou anúncio no jornal Folha de São Paulo neste domingo (09/08) com o mesmo objetivo. 

Ajude-nos a pressionar o prefeito para nos dar mais tempo para pensar sobre o transporte que queremos para a nossa cidade: http://bit.ly/prorrogahaddad.

Compartilhe a ação nas redes sociais e participe: nossa pressão é o caminho da mudança.