A criação de um santuário internacional no Ártico é necessário para proteger o ecossistema e a vida animal local (©Sandra Walser/Greenpeace)

 

As previsões acabam de se confirmar. O gelo do Ártico atingiu sua extensão mínima no dia de hoje. Dados preliminares divulgados pelo Centro Nacional de Dados sobre Gelo e Neve dos Estados Unidos revelam que o gelo do polo norte se reduziu neste ano a 4,1 milhões quilômetros quadrados, uma área 70.000 quilômetros quadrados menor que a do recorde histórico de 2007.

Ao mesmo tempo em que a queima indiscriminada de combustíveis fósseis apresenta seus efeitos colaterais contra o clima do planeta e, em especial, contra o frágil ecossistema do Ártico, ativistas do Greenpeace Internacional retomaram seus protestos contra o início da exploração comercial offshore de óleo nesta remota região.

Leia mais:

“Sejamos claros sobre o que o dia de hoje significa. Nosso planeta está aquecendo a um ritmo que coloca o futuro de bilhões de pessoas sob ameaça, disse Kumi Naidoo, diretor-executivo do Greenpeace internacional e um dos ativistas que participam dos protestos no Ártico. “Estes números não são resultado de uma ação irregular da natureza, mas o efeito do aquecimento global causado pela ação humana em razão do uso de combustíveis fósseis.”

Esses números preliminares são uma prova irrefutável que a emissão de gases de efeito estufa contribuem para o aquecimento global e prejudicam um dos ecossistemas mais importantes. O Ártico é responsável por ajudar a manter o equilíbrio climático mundial.

Em algumas semanas, políticos de todos os países vão se encontrar na Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque, e devem chegar com a imagem do Ártico derretendo impregnada em suas mentes.

A notícia de hoje deve exige um plano de emergência para salvar o Ártico incluindo investimentos em energias renováveis e eficiência energética. Em junho, o Greenpeace lançou uma campanha pela proteção deste frágil ecossistema. Até agora um milhão e meio de pessoas no mundo inteiro já assinaram a petição que pede a criação de um santuário internacional no polo norte.

Assine e divulgue você também em www.salveoartico.org.br

Assine a petição