Tripulação do Arctic Sunrise pede o fim da destruição do Ártico direto do Polo Norte (©Denis Sinyakov/Greenpeace)

 

Quando se está tão distante quanto estamos agora, as mensagens chegam como escassos telegramas e são apenas as mais importantes que chegam. Então, quando Steve, o radio-operador a bordo do Arctic Sunrise, me entregou pessoalmente uma mensagem, eu sabia que ela seria boa. E com certeza ela era: “Dois milhões de pessoas já assinaram a petição para proteger o Ártico”.

Para nós que estamos embarcados, essa mensagem aqueceu nossos corações. Em pouco mais de três meses, dois milhões de pessoas se juntaram ao Greenpeace para pedir proteção ao ecossistema que estamos atualmente estudando e documentando. Nós estamos aqui, a bordo do Arctic Sunrise, testemunhando as mudanças causadas pelo impacto das ações humanas. Estamos muito próximos de onde o gelo deveria estar, mas não está.

Nós tivemos o verão mais quente em 1800 anos. Pode-se sentir e ver a urgência em proteger esse sagrado ecossistema. Pedimos que a exploração de petróleo no Ártico seja banida e que a pesca predatória acabe, mas o mais importante é que a região seja transformada em um santuário global.

Documentar e estudar as geleiras é ao mesmo tempo muito bonito e triste. Elas são absolutamente lindas, mas estão diminuindo de tamanho rapidamente e eu não tenho palavras para descrever o que sinto quando vejo focas e ursos polares itinerantes no gelo Ártico, o mesmo gelo que recentemente atingiu o recorde de tamanho mínimo.

O delicado equilíbrio que reina no Ártico sob severa ameaça pelas mudanças climáticas e pela exploração de petróleo. E nós sabemos que o derretimento do gelo no Ártico traz drásticas consequências para a vida animal local e para o clima global. Ao mesmo tempo, as nações do Ártico estão olhando para o gelo que derrete como uma grande oportunidade de explorar mais facilmente petróleo na região do que um sinal de um planeta em colapso.

Esta é a razão pela qual nós estamos aqui e o motivo pelo qual seu apoio é tão importante. Nós precisamos da sua ajuda para continuar a batalha pela proteção do Ártico e do Polo Norte pelo bem das próximas gerações. Precisamos do seu apoio para dizer aos líderes mundiais que precisamos agir agora para salvar o Ártico antes que seja tarde demais. Assine e compartilhe a petição.

Juntos, com você, e com os milhões que nos apoiam, nós vamos salvar o Ártico.

Em nome da tripulação do Arctic Sunrise, eu digo muito obrigado.

*Martin Norman é da Campanha do Greenpeace Nórdico

Assine a petição