(© Lars Bertelsen / Greenpeace)

 

Ciclistas de mais de 20 países participaram neste domingo, 15, do Ice Ride, um dia de conscientização e pedaladas pela defesa do Ártico em todo o mundo. Ao todo foram mais de 50 cidades, com a participação de mais de seis mil pessoas pedalando por um Ártico livre da exploração da das petroleiras e da pesca predatória.

Em Londres, além da pedalada, mais de três mil pessoas marcharam junto com o maior urso polar já feito pelo homem, batizado Aurora, até a sede da Shell. Outra cidade que contou com uma massiva adesão foi Roma, onde mais de duas mil pessoas pedalaram passando pelo coliseu e outros pontos importantes da cidade.

Em Moscou a massa crítica passou pela Praça Vermelha, além de contar com a adesão de outras importantes cidades russas, como São Petesburgo e Omsk. Mesmo com o tempo chuvoso em várias das cidades em que a pedalada ocorreu não foi o suficiente para esfriar o animo das pessoas que participaram dessas atividades. Na América latina, Santiago no Chile foi que contou com o maior número de participantes, aproximadamente duas mil pessoas.