Ativistas do Greenpeace em ação pela campanha Desmatamento Zero na Praça da Estação, em Belo Horizonte. (© Bernardo Salce / Greenpeace)

Na última sexta-feira, 21 de setembro, um grupo de voluntários do Greenpeace organizou em Belo Horizonte uma ação de protesto contra o desmatamento em homenagem ao Dia da Árvore. Eles colheram assinaturas para a campanha “Desmatamento Zero” na Praça da Estação e estimularam a participação ativa de pessoas que tinham interesse pelo tema.

“Se você fosse uma árvore, que mensagem mandaria para seus governantes?” Com essa pergunta em mente, quem passava pela praça tinha que usar a imaginação para fazer cartazes e deixar registrados seus pensamentos em vídeo, como um apelo para ações políticas a favor da natureza e do meio ambiente.

Os voluntários deram o empurrão inicial para que as pessoas pudessem manifestar sua indignação com a forma como os ruralistas vêm ganhando influência em decisões ligadas ao meio ambiente. Na semana passada, foi votada na Câmara dos Deputados uma Medida Provisória que abre mais espaço para o desmatamento sem punição e amplia as concessões a grandes proprietários de terras.

Ajude você também nessa campanha! Assine a petição do Desmatamento Zero. Mais de 500 mil pessoas já estão participando desta ação que tem como objetivo levar ao Congresso uma lei de iniciativa popular pelo fim do desmatamento no Brasil.

Assine a petição.