Quilombo do Grotão tem projeto para que seja instalado sistema de energia solar (©divulgação)

 

Localizado na Serra da Tiririca, em Niterói, o Quilombo do Grotão irá unir tradição e inovação. Desde a década de 20, esta tradicional comunidade é um símbolo de resistência cultural e ambiental e, dessa forma, foi escolhida para receber a instalação de um sistema de energia solar.

Conciliando desenvolvimento sustentável e a preservação da cultural popular local, o projeto promove o uso de uma fonte de energia limpa e renovável e fará com que a comunidade tenha acesso à eletricidade.

Além de trazer benefícios ambientais e econômicos, o projeto Quilombo Solar ainda trabalhará com educação. Vinte jovens residentes do Engenho do Mato receberão aulas sobre energia elétrica, energia solar e como instalar as placas solares em um das casas da comunidade. Este é um projeto que demonstra os inúmeros benefícios da energia solar como, por exemplo, o ingresso de jovens em empregos verdes.

Para que o projeto saia do papel está sendo feito um financiamento coletivo. Acesse o site do projeto e saiba mais clicando aqui.