Confesse: quantas vezes você desejou ser magicamente ejetado para fora de um ônibus lotado ou de um vagão de metrô em que você mal conseguia se mexer? Agora você vai poder compartilhar a sua história e ainda concorrer a uma solução. Publique uma foto desse aperto no seu perfil do Facebook, Twitter ou Instagram com a hashtag #Sardinhadeouro e concorra a três bicicletas dobráveis. Assim, pelo menos até que a situação do transporte coletivo seja aprimorada, você poderá pedalar e escapar um pouco dessa lata de sardinha.

O Concurso Sardinha de Ouro faz parte de uma série de atividades que serão realizadas ao longo dessa semana, que é a Semana da Mobilidade. Entre os dias 16 e 22 de setembro o Greenpeace e parceiros convidam o público a participar de eventos que vão alertar e informar sobre questões e soluções para cidades e mobilidade, que culminam no Dia Mundial sem Carro, no dia 22.

A Semana da Mobilidade acontece desde 2002, mas a sua história está ligada ao Dia Mundial sem Carro, que começou na França em 1997. De lá para cá a cada ano as adesões são maiores, tanto da sociedade civil quanto de entidades e organizações e o Greenpeace, dentro da campanha #Cadê, apoia essa ideia.

A proposta é incentivar novas formas de ocupação e uso da cidade, questionando o conceito atual de cidades feitas para a circulação de carros. Além de apontar os problemas, há também um esforço no sentido de solução e é aí que os Planos de Mobilidade entram como peça fundamental desse quebra-cabeça. O Plano de Mobilidade Urbana é o instrumento de planejamento da mobilidade de uma cidade. De acordo com a Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU - Lei 12.587/2012) todos os municípios brasileiros que possuam mais de 20 mil habitantes devem elaborar esse Plano até abril de 2015.

Uma cidade com boa mobilidade urbana é a que proporciona às pessoas deslocamentos seguros, confortáveis e em tempo razoável, por modos que atendam a esses critérios e sejam bons para a sociedade e para o meio ambiente. Para se ter uma ideia, hoje, em horários de pico, a linha vermelha do metrô da cidade de São Paulo tem uma média de 11 passageiros por metro quadrado - uma bela receita de como enlatar cidadãos, com cinco pessoas a mais por metro quadrado do que o recomendado internacionalmente.

Cobre dos governantes uma mudança em seu cotidiano, faça a sua parte e ajude a construir uma cidade que seja mais de todos e para todos. Confira a agenda da Semana de Mobilidade e participe!

 

17/09

20h - Bate-papo sobre mobilidade urbana com Barbara Rubim, coordenadora da campanha de Clima e Energia do Greenpeace

 

19/09

08h às 17h - Seminário Internacional sobre mobilidade corporativa e sustentabilidade. 

19h às 20h - Hangout Aberto - Mobilidade Urbana - Organização Clímax Brasil

20/09

9h às 17h - Vaga Viva Coletivo Dia Mundial sem Carro (Rua Padre João Manoel, ao lado do Conjunto Nacional)

 

21/09

10h às 6h do dia 22 - Festival de Vagas Vivas

10h às 17h - Vaga Viva (Av. Parada Pinto, na altura do numero 143 - organizada pela Ciclocidade)

10h às 19h - Festival CicloBR - Parque da Juventude, São Paulo - Organização Instituto CicloBr 

 

22/09

10h às 22h - Se a Paulista fosse minha

10h às 19h - Festival CicloBR - Parque da Juventude, São Paulo -  Organização Instituto CicloBr