Fonte da imagem: http://www.petaindia.com/

O ex-Beatle Paul McCartney voltou à carga contra o consumo exagerado de carne. Ele, que é vegetariano, quer que as pessoas deixem de comer carne às segundas-feiras, contribuindo assim ao combate às mudanças climáticas.

"Ter um dia livre de carne por semana é uma ótima oportunidade para que cada um mude seu estilo de vida em prol do meio ambiente", diz McCartney em entrevista que pede a seus fãs apoio à campanha.

Cientistas e ambientalistas vêm alertando há anos sobre os problemas que o alto consumo de carne provoca ao meio ambiente. Cada quilo de carne bovina consumida equivale à mesma quantidade de poluentes de um avião que tenha percorrido 100 quilômetros. Além disso, a criação de gado em áreas de floresta provoca desmatamento de extensas áreas de floresta, como vem ocorrendo na Amazônia.

Vários outros artistas estão apoiando a campanha, entre eles os atores Alec Baldwin e Kevin Spacey e os cantores Chris Martin (Coldplay) e Sheryl Crow.

Alguns dados interessantes sobre a relação carne x aquecimento global:

  • A pecuária é responsável por aproximadamente 18% das emissões globais de gases do efeito estufa atribuídas à atividade humana no planeta - o que é mais do que emite o setor de transportes, por exemplo;
  • O consumo de carne no mundo aumentou cinco vezes nos últimos 50 anos.
  • A pecuária é responsável por cerca de 80% do desmatamento na Amazônia.
Fonte: MeatClimate.org