Uma enorme tenda verde chamava atenção, neste sábado, no Centro de Convenções Rio Centro, no Rio de Janeiro. Era o Greenpeace, marcando presença na inauguração da Cidade da Fé, um dos espaços da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) – um encontro que reúne milhões de jovens católicos do mundo inteiro a cada dois anos.

Convidado a participar do evento, para discutir a pauta socioambiental com o público católico, o Greenpeace aceitou o desafio. E os visitantes não fizeram feio: em poucas horas, mais de 150 pessoas assinaram pela campanha do desmatamento zero – um projeto de lei de iniciativa popular que já conta com o apoio de milhares de brasileiros.

“Proteger nossas florestas é, antes de tudo, proteger a vida. Milhões de espécies – incluindo nós, humanos – dependem dela direta e indiretamente para viver”, observa Adriana Charoux, da campanha Amazônia do Greenpeace. “Por isso, faz todo sentido dialogarmos com o público da JMJ, que tem o respeito à vida como valor fundamental. Ter esses jovens engajados em nossas campanhas é um enorme ganho”.

E para fortalecer e aprofundar ainda mais essa mobilização, o Greenpeace reservou uma agenda de debates para os próximos dias de JMJ. Abaixo, você fica sabendo os detalhes. Compartilhe com seus amigos e compareça.

MESAS DE DEBATES 

dia 25/7, 14h

Desafios Socioambientais atuais - Um panorama dos conflitos na Amazônia

-Lucia Rangel – doutora em antropologia pela PUC-SP e assessora do Cimi  (Conselho Indigenista Missionário).

-Irmã Henriqueta Cavalcante - coordenadora da Comissão de Justiça e Paz da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) no Pará e Amapá.

-Francisco Crisóstomo (Thiesco)  - Secretário Nacional da Pastoral da Juventude

-Danicley de Aguiar – campanha Amazônia do Greenpeace

-Paulina Chamorro – apresentadora e editora da rádio Estadão

Local: Centro de Convenções Riocentro - Av. Salvador Allende, 6555, Barra da Tijuca, Auditório do Pavilhão 2

dia 26/7, 11h

Por conta de mudanças na programação da Jornada Mundial da Juventude, decidimos cancelar a mesa de debate "Um novo modelo de desenvolvimento é possível", prevista para esta sexta-feira, dia 26/7, às 11h, no Riocentro.

De qualquer forma, agradecemos a participação de todos que estiveram conosco durante essa semana, acompanhando as nossas atividades na JMJ.

Fique ligado, pois vamos continuar promovendo discussões e levantando temas socioambientais que precisam ser debatidos pela sociedade.

Visite também nossas tendas e saiba mais sobre as nossas campanhas. (Traga uma camiseta clara para participar da oficina de camisetas da campanha do Desmatamento Zero).

-Riocentro – Av. Salvador Allende, 6555 - Barra da Tijuca, Pavilhão 2, stand 117

20 a 26/7, 11h às 20h

-Paróquia Santa Bernadete - Av. dos Democráticos, 896, Higienópolis

22/7 15h às 19h, 23/7 9h às 18h e 24 a 26/7 13h às 18h.

 alt=