Voluntários do Greenpeace Brasil fazem atividades nas ruas e pedem veículos mais eficientes (©Greenpeace)

 

Na última semana, os grupos de Voluntários do Greenpeace de Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília e Recife foram às ruas para pedir para que a Volkswagen, Fiat e Chevrolet comprometam-se em produzir veículos mais eficientes. Um estudo feito pela COPPE/UFRJ em parceria com o Greenpeace mostra que o consumo de combustível e as emissões de gases estufa dos veículos brasileiros podem reduzir muito se as montadoras aumentarem a eficiência energética de seus carros. A tecnologia existe: na Europa, as mesmas companhias já produzem carros mais limpos e eficientes.

Criativos, os voluntários inovaram no modelito de homem das cavernas e até desenvolveram sua própria fantasia de carro de papelão, como mostram as fotos das voluntárias mineiras que atraíram a os transeuntes em Belo Horizonte, na Praça Sete. O resultado? A voluntária Gabriela Araújo, designer do veículo levado às ruas, comemorou: “Várias pessoas pararam para tirar fotos e apoiar nossa campanha”.

“Ora, se o Brasil é o país do futuro, está na hora de abandonar as tecnologias ultrapassadas e exigir das maiores empresas como a Fiat, a Volkswagen e a Chevrolet o comprometimento de produzir carros limpos e mais eficientes também aqui.”, relatou Cinthia Bordini, no blog do Grupo de Voluntários de Porto Alegre, que aproveitou o Dia das Mães para realizar a intervenção no Parque da Redenção, um dos locais mais movimentados nos domingos da capital gaúcha.

Em Recife, quem passeou pelo Parque Dona Lindu, na tarde do dia 10/05, também teve a oportunidade de conversar sobre eficiência energética veicular.

No mesmo dia, em Brasília, os novos voluntários do grupo, que ingressaram no processo seletivo de abril, participaram de sua primeira atividade, treinados pelos colegas mais experientes. “Nosso time estava com a energia renovada, contamos com o reforço dos novos voluntários, o que só garantiu o sucesso da atividade.”, relatou Yeda Taquari, voluntária do Greenpeace em Brasília.

Para conhecer mais nossa Campanha e pedir às montadoras que desenvolvam veículos mais eficientes, é só acessar www.ocarroqueeuquero.org

*Heloísa Mota faz parte do tipo de mobilização do Greenpeace Brasil