O futuro do Brasil e do planeta depende do redirecionamento dos subsídios hoje destinados a fontes convencionais e combustíveis fósseis poluentes – que se esgotarão no futuro – para fontes renováveis. O futuro exige uma revolução energética. No centro dessa revolução, está uma mudança no modo como a energia é gerada, distribuída e consumida.

Para atingir essa mudança, são necessárias decisões políticas no sentido do desenvolvimento das energias de fontes renováveis. A contribuição do Greenpeace para esse debate sobre o futuro do país está contida no relatório “[R]evolução energética: a caminho do desenvolvimento limpo”. O estudo analisa a viabilidade da implantação de fontes renováveis e demonstra como o Brasil pode dar um passo a frente para uma [r]evolução energética.

Sérgio Leitão, diretor de campanhas do Greenpeace Brasil resume o potencial mal aproveitado pelo Brasil na área de energia. “O país que poderia ser conhecido como a civilização da biomassa desperdiça a oportunidade de liderar a revolução tecnológica, com seu emprego em escala mundial como substituto dos combustíveis fósseis. O potencial eólico e solar, por sua vez, nem começou a ser explorado de maneira apropriada.”

Clique aqui para baixar o relatório completo.

Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!