A nuvem suja por trás da Apple

4 comentários
Notícia - 5 - mai - 2012
Ativistas do Greenpeace realizaram protesto pacífico em frente a loja da Apple em shopping de São Paulo. Ações aconteceram em oito países

Ativistas do Greenpeace realizaram protesto pacífico em loja revendedora de produtos Apple em shopping de São Paulo. O objetivo foi pedir que a multinacional abandone as energias sujas que alimentam seus datacenters (©Greenpeace/Alexandre Cappi)

O Greenpeace foi hoje até uma loja revendedora de produtos da Apple no Shopping Eldorado, em São Paulo, convidar a multinacional a abandonar energias sujas e perigosas, como carvão e nuclear, e aderir a energias renováveis para alimentar seus datacenters.

Com uma faixa em frente à loja, os ativistas chamaram a atenção de quem estava no shopping com a mensagem “Apple, limpe a minha nuvem” –uma referência à nuvem de dados da internet. Fantasiado de sol, um dos participantes lembrou que a energia solar tem um grande potencial de geração de energia limpa, mas ainda é pouco aproveitada.

Já do lado de fora do shopping, voluntários montaram um ponto verde para explicar ao público os objetivos da campanha e sobre a necessidade de apostar em energias limpas, que não geram emissões de CO2. A queima do carvão, um combustível de origem fóssil, é uma das principais fontes de emissão de gases que causam as mudanças climáticas.

“Este foi um protesto pacífico e bem humorado para pedir à Apple que deixe de contribuir com o aquecimento global, abandonando os combustíveis fósseis que movem seus datacenters”, disse Pedro Torres, da Campanha de Clima e Energia do Greenpeace Brasil. “Quando as pessoas ao redor do mundo compartilham suas músicas ou fotos na nuvem, elas deveriam ter o direito de saber se ela é alimentada por energia limpa e segura”, afirma Pedro Torres, coordenador.

Protestos semelhantes aconteceram em oito países, incluindo os Estados Unidos, sede da Apple. Milhões de pessoas em todo o mundo utilizam os servidores da empresa ao armazenarem suas informações no serviço iCloud.

Limpe a minha nuvem

O Greenpeace Internacional publicou recentemente o relatório “How Clean is Your Cloud?” (“Quão limpa é a sua nuvem?”), em que avaliou que tipo de energia a Apple e outras treze empresas de TI (Tecnologia da Informação) utilizam para alimentar seus datacenters.

A Apple recebeu notas baixas em todas as categorias, inclusive em transparência sobre as energias utilizadas em suas instalações e em investimentos e construção de datacenters. Mais da metade da demanda energética da empresa é suprida por queima de carvão e quase um terço por energia nuclear.

Com o crescimento da internet em todo o mundo, as empresas de TI precisam aumentar a capacidade de seus datacenters. São edifícios gigantescos, que abrigam milhares de computadores consumindo uma quantidade assustadora de energia elétrica. Para se ter uma ideia do que isso representa, se juntássemos todas as empresas de TI em uma só empresa, ela seria considerada a quinta maior consumidora de eletricidade do mundo.

Mais de 200 mil pessoas já assinaram a petição do Greenpeace pedindo para que a Apple, Amazon e Microsoft se comprometam a utilizar energias limpas para suas nuvens de armazenamento de dados. A petição está disponível na internet pelo endereço: www.greenpeace.org/brasil/limpenossanuvem

4 Comentários Adicionar comentário

thiago brilhante silva says:

Temos que acabar com o desmatamento é nosso dever de deixa o meio ambiente mais limpo e puro para isso temos que cuidar do meio ambiente para que não haja mais contaminação e nem poluição nos rios,lagos , mares e ocenos devemos preserva a natureza e tudo que a nela para que nosso filhos netos bisnetos e tataranetos possam ver não devemos acabar com o pulmão do brasil

Enviado 12 - mai - 2012 às 22:51 Denunciar abuso Reply

Sofia says:

Limpe a mina nuvem! Faça energia limpa!

Enviado 10 - mai - 2012 às 22:24 Denunciar abuso Reply

(Não registado) Bferreira says:

Limpe...Limpe...Limpe... a nuvem sobre todos.

Enviado 8 - mai - 2012 às 10:14 Denunciar abuso Reply

(Não registado) Dorusca says:

Apple limpe não só a minha nuvem mas a sua núvem a nuvem do Greenpeace!!!!!Limpe a nuvem de TODOS!!!!!!!!!

Enviado 5 - mai - 2012 às 16:26 Denunciar abuso Reply

1 - 4 de 4 resultados.

Postar um comentário 

Para postar um comentário, você precisa estar logado.