Depois de um erro, vem o outro

1 comentário
Notícia - 24 - mai - 2010
Ativistas usam óleo recolhido do vazamento no Golfo do México para pintar navio, em protesto contra plano de exploração de petróleo no Ártico chefiado pela Shell.


Em dia de visita da equipe de Obama à costa da Louisianna, ativistas do Greenpeace protestaram contra exploração de petróleo em alto mar nos Estados Unidos. Ativistas pintaram os dizeres “Ártico é o próximo” no passadiço do barco Harvey Explorer usando óleo fruto do vazamento da plataforma Deepwater Horizon como tinta. Ancorado na Lousisianna, o barco rumará aos mares gelados para dar suporte a operações de perfuração da Shell marcadas para julho.

Em uma investida de alto risco e tendo como pano de fundo um acidente ambiental que ainda não conseguiu ser remediado, a Shell pretende começar a perfurar nas águas remotas do Alasca, nos mares de Chukchi e Beaufort no mês que vem. Por lá, o clima duro e as águas congeladas aumentam o risco de explosões. A quilômetros de distância de uma unidade de Guarda Costeira e de qualquer cidade portuária, a região não teria condições de dar uma resposta adequada para qualquer acidente.  

O protesto tem como alvo o Secretário de Interior americano, Ken Salazar, que visitou a região esta segunda-feira (24) para avaliar os impactos. Ainda com o vazamento em plena erupção, Salazar vem distribuindo permissões e licenças ambientais para exploração de novos poços. (Leia mais aqui)

 “Enquanto ainda dependermos de combustíveis fósseis sujos e perigosos e de exploração em alto mar, não poderemos nos prevenir de desastres futuros. Se não conseguimos lidar com um vazamento no Golfo do México, permitir que a Shell perfure no Ártico é totalmente inconseqüente”, disse John Hocevar, Diretor da Campanha de Oceanos.

Os sete ativistas que participaram do protesto foram presos.  

Tópicos
1 comentário Adicionar comentário

gentil says:

ESTOU PERPLEXO COM A SITUACAO DO VAZAMENTO DE OLEO NA COSTA DOS ESTADOS UNIDOS. QUEM DEVERIA RESOLVER O PROBLEMA ESTA PERDIDO. AI VAI UMA IDEIA PARA E...

Enviado 26 - mai - 2010 às 22:56 Denunciar abuso Reply

Read More Read Less

Postar um comentário 

Para postar um comentário, você precisa estar logado.