Robin Haddad interrompe audiência pública em SP

4 comentários
Notícia - 19 - mar - 2013
“Robin Haddad, aquele que tira dos ônibus para dar aos carros” interrompeu audiência pública que discutia mudanças na inspeção veicular em São Paulo

Um ativista do Greenpeace fantasiado de “Robin Haddad” estendeu um banner na Câmara Municipal de São Paulo. (© Greenpeace/Paulo Pereira)

 

Um personagem inusitado interrompeu, na manhã desta terça-feira, 19, uma audiência pública na Câmara Municipal de São Paulo em que se discutia o projeto da prefeitura que altera as regras da inspeção veicular na cidade.

Um ativista do Greenpeace fantasiado de “Robin Haddad” estendeu um banner lembrando os presentes que a prefeitura faz o Robin Hood às avessas ao reembolsar a taxa de R$ 47,44 aos motoristas aprovados na inspeção veicular.

Se for aprovado, o projeto representa um custo anual de até R$ 180 milhões aos cofres públicos – valor suficiente para modernizar o corredor de ônibus Inajar de Souza, na zona Norte, ou subsidiar o Bilhete Único mensal por quase seis meses.

“Com um orçamento tão apertado e um trânsito colapsado, todo e qualquer recurso da Prefeitura para mobilidade urbana precisa ser investido em melhoria no transporte coletivo”, disse Sérgio Leitão, diretor de políticas públicas do Greenpeace Brasil. “O reembolso dessa taxa representa uma inversão de valores e acaba onerando toda a população, inclusive os mais pobres, que dependem exclusivamente do ônibus para se locomover.”

Muita pressa

Impopular desde sua implementação, em 2008, a inspeção veicular é um dos instrumentos para controlar as emissões de poluentes atmosféricos em uma cidade como São Paulo, que sofre com a má qualidade do ar principalmente devido à poluição emitida pelos automóveis.

Durante a campanha eleitoral, o então candidato Fernando Haddad prometeu acabar com a inspeção. Mas desde que foi eleito, foram várias as propostas para se chegar no projeto atual, que prevê descentralização das oficinas autorizadas e reembolso ao motoristas aprovados. Agora, o executivo tem pressa e deseja aprovar a lei pela via rápida para evitar mais polêmicas. 

A audiência pública desta terça-feira foi a segunda realizada desde a apresentação do PL 24/2013, elaborado pelo executivo, na Câmara. A primeira ocorreu há apenas uma semana. No dia seguinte, o projeto foi colocado em votação na pauta extraordinária, sendo aprovado em primeiro turno. A expectativa é que o projeto seja aprovado em definitivo ainda nesta semana.

“A inspeção veicular pode e deve ser melhorada, mas o projeto apresentado pela prefeitura permanece nebuloso, sem detalhar como ela vai funcionar”, complementa Leitão. “Por isso o prefeito Haddad precisa colocar o pé no freio e discutir a proposta amplamente com a sociedade”, finaliza.

Tópicos
4 Comentários Adicionar comentário

(Não registado) Acauã says:

.
Discordo do Sergio Leitão.
O erro da Inspeção Veicular é seu modelo. Um modelo licenciatório, uma estrutura eno...

Enviado 21 - mar - 2013 às 20:54 Denunciar abuso Reply

Read more Read less

Ricardo says:

Valeu!!! fizeram a correção de "Robin Wood" para Robin Hood

Enviado 19 - mar - 2013 às 23:40 Denunciar abuso Reply

(Não registado) lucasalexandre says:

parabens a todos do greenpeace eestou aki querendo ser voluntario e servir junto com vos se prescisarem me contatem pelo meu email ok abraço a to...

Enviado 19 - mar - 2013 às 16:22 Denunciar abuso Reply

Read more Read less

Ricardo says:

"Robin Wood" leia Robin Hood

Enviado 19 - mar - 2013 às 15:36 Denunciar abuso Reply

1 - 4 de 4 resultados.

Postar um comentário 

Para postar um comentário, você precisa estar logado.