Itamaraty intervém por ativista brasileira

5 comentários
Notícia - 1 - out - 2013
Embaixador brasileiro vai enviar documento a autoridades russas pedindo liberdade de Ana Paula Maciel durante investigações.

Ativista brasileira Ana Paula Alminhana Maciel na Corte de Murmansk. Foto: © Dmitri Sharomov / Greenpeace

O Ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, instruiu o embaixador do Brasil em Moscou, Fernando Barreto, a assinar uma “carta de garantia” pela ativista gaúcha do Greenpeace, Ana Paula Maciel, que está em prisão preventiva na Rússia. Pelo documento, o governo brasileiro pede que Ana Paula aguarde as investigações em liberdade, garantindo às autoridades russas que ela terá bom comportamento e que se apresentará à Justiça enquanto for requisitada. A brasileira faz parte do grupo de 30 pessoas que estão presas provisoriamente desde o último dia 19, após um protesto pacífico contra a exploração de petróleo no Ártico.

Até esta terça-feira, nenhuma acusação formal havia sido feita ao grupo. No entanto, a decisão da Justiça russa foi pela prisão preventiva de todos, pelos próximos dois meses – prazo máximo para a conclusão do inquérito sobre pirataria. O Comitê de Investigação russo afirmou que, nesta quarta-feira, serão apresentadas acusações formais às ativistas Dima Litvinov, dos Estados Unidos, e Sini Saarela, da Finlândia.

“Não recebemos qualquer informação oficial sobre o conteúdo dessas acusações”, afirmou Ben Ayliffe, coordenador da campanha do Ártico do Greenpeace Internacional, rechaçando a hipótese de pirataria. “Qualquer acusação de pirataria contra protestos pacíficos é absurda e não tem mérito algum nas leis russas ou internacionais. Os ativistas agiram pacificamente contra os riscos de exploração de petróleo no Ártico pela empresa Gazprom”.

Em nota divulgada nesta terça-feira, o Itamaraty ressalta que a embaixada brasileira em Moscou continua a manter contato permanente com o advogado de defesa de Ana Paula, com o Greenpeace e com as demais embaixadas de países envolvidos no caso.

 Libertem nossos ativistas

Tópicos
5 Comentários Adicionar comentário

PCSCLIMA says:

Como se não bastasse os absurdos praticados e "aceitados" por essas "super potências" temos que assistir passivamente u...

Enviado 3 - out - 2013 às 22:07 Denunciar abuso Reply

Read more Read less

(Não registado) Grazipiresg says:

São pessoas corajosas como Ana Paula e seus companheiros que fazem a diferença no mundo. Não é justo, muito menos ético e hum...

Enviado 3 - out - 2013 às 14:38 Denunciar abuso Reply

Read more Read less

Goia86 says:

Estamos juntos Ana Paula, você vai sair dessa. O mundo se tornou ignorante, mas nós somos a resistência.

Enviado 3 - out - 2013 às 10:11 Denunciar abuso Reply

(Não registado) eliyahouarnon says:

VAMOS TIRAR NOSSO POVO BATALHADOR DAS MÃOS DESSES MAFIOSOS RUSSOS!!!

Enviado 3 - out - 2013 às 1:46 Denunciar abuso Reply

(Não registado) Tody says:

VAMOS PENSAR POSITIVO POR ESTA SITUAÇÃO.

Enviado 2 - out - 2013 às 10:52 Denunciar abuso Reply

1 - 5 de 5 resultados.

Postar um comentário 

Para postar um comentário, você precisa estar logado.