O início do fim das florestas

18 comentários
Notícia - 25 - abr - 2012
Hoje a Câmara dos Deputados mostrou o que quer: o fim das florestas no Brasil. Por 274 votos a 184, com duas abstenções, foi aprovada hoje a proposta que desfigura o Código Florestal.

Esta árvore solitária já foi parte de uma floresta. A foto foi realizada em fevereiro passado, próximo a Santarém/PA. (©Greenpeace/Daniel Beltrá)

Hoje a Câmara dos Deputados mostrou o que quer: o fim das florestas no Brasil. Por 274 votos a 184, com duas abstenções, foi aprovada hoje a proposta que desfigura o Código Florestal, escrita pelo deputado ruralista Paulo Piau (PMDB-MG) sobre o texto aprovado pelo Senado, segue agora para sanção da presidente, Dilma Rousseff. Se ela não se mexer, e vetar o texto, esse futuro será seu legado.

O texto aprovado dá anistia total e irrestrita a quem desmatou demais – mesmo aqueles que deveriam e têm capacidade de recuperar matas ao longo de rios, por exemplo – e ainda dá brecha para que mais desmatamentos ocorram no país. Ele é resultado de um processo que alijou a sociedade, e vai contra o que o próprio governo desejava. Com isso, avanços ambientais conquistados ao longo de décadas foram por água abaixo.

“Acabamos de assistir ao sequestro do Congresso pelos ruralistas. Pateticamente, a presidenta que tinha a maior base de apoio parlamentar na história recente deste país, foi derrotada por 274 votos de uma malta de ruralistas que se infiltrou e contaminou o tecido democrático brasileiro como um câncer”, diz Paulo Adario, diretor da campanha da Amazônia do Greenpeace. “Desde o início do processo, o Brasil esteve refém dos interesses do setor, que fez de tudo para incorporar suas demandas ao projeto de lei. A população, que se mostrou contrária à anistia aos desmatadores e a brechas que permitem mais devastação, foi o tempo inteiro ignorada”.

Há mais de uma década os ruralistas tentam acabar com o Código Florestal. Finalmente conseguiram uma brecha, alimentada pela indiferença de um governo que não dá a mínima para o ambiente e a saúde da população. O resultado é um texto escrito por e para ruralistas, que transforma a lei ambiental em uma lei de ocupação da terra.

“Enquanto o Congresso demonstra claramente que se divorciou de vez da opinião pública que deveria representar – e que em sua imensa maioria se opõe ao texto do código ruralista – resta à Dilma uma única alternativa. Ela tem de demonstrar aos brasileiros que está à altura do cargo que ocupa – e que ganhou ao prometer aos eleitores que não iria permitir anistia a criminosos ambientais nem novos desmatamentos”, afirma Adario. “Caso contrário, o governo vai dar provas de que é subjugado pelos ruralistas, ao sofrer mais essa derrota.”

Os brasileiros têm uma oportunidade de mostrar que não querem ver a motosserra roncar. A melhor resposta a essa reforma do Código Florestal é assinar o projeto de lei popular pelo desmatamento zero, que o Greenpeace e outras organizações encapam.

Assine a petição.

18 Comentários Adicionar comentário

(Não registado) amoraby souza says:

Não sei nem o que dizer com tanta hipocrisia das partes dos políticos, esse foi um dos grandes erros.

Enviado 3 - mai - 2012 às 18:56 Denunciar abuso Reply

RafaelVasconcelos says:

De todos os absurdos que esse país já protagonizou esse sem dúvida é o pior! #AcordaPovo!

Enviado 2 - mai - 2012 às 14:04 Denunciar abuso Reply

(Não registado) mimy91 says:

As pessoas deveriam enxergar que a economia não é o mais importante. Antes disso vem a saúde do nosso planeta, o equilíbrio que a própria natureza proporciona. E que nossa função aqui é cuidar e proteger essa maravilhosa biodiversidade, pq sem ela não há prosperidade.

“Quando a última árvore for cortada, quando o último rio for poluído, quando o último peixe for pescado, aí sim eles verão que dinheiro não se come…” Greenpeace

Enviado 30 - abr - 2012 às 13:30 Denunciar abuso Reply

Gislene says:

triste, q vergonha...

Enviado 30 - abr - 2012 às 12:44 Denunciar abuso Reply

Letícia says:

O engraçado sobre esse código é que ele é factível. É viável, por isso foi aceito assim, facilmente. Ele, apesar de...

Enviado 28 - abr - 2012 às 13:17 Denunciar abuso Reply

Read more Read less

(Não registado) fernanda raquel says:

O que o greenpeace está fazendo nos outros países para proteger florestas e animais? Vejo ele aí no Brasil enquanto aqui nos EUA o pess...

Enviado 28 - abr - 2012 às 12:32 Denunciar abuso Reply

Read more Read less

(Não registado) Ongolpismo says:

FORA ONGs GOLPISTAS, O CODIGO APROVADO É DEMOCRATICO, E NÃO VAI TORNAR O PRODUTOR EM BANDIDO. FORA ONGOLPISTAS. FORA PETRALHAS COMUNISTAS VE...

Enviado 28 - abr - 2012 às 0:12 Denunciar abuso Reply

Read more Read less

NADYR bonifacio says:

infelizmente esse resultado já era esperado.

a luta pelo veto ao código florestal continua .

abraços
...

Enviado 27 - abr - 2012 às 20:22 Denunciar abuso Reply

Read more Read less

(Não registado) Josefa says:

Fim não apenas das florestas e toda biodiversidade que a compõe. Fim também dos recursos hídricos, que são "protegidos&q...

Enviado 27 - abr - 2012 às 13:10 Denunciar abuso Reply

Read more Read less

(Não registado) JessikaIrias says:

Meu Deus! Ninguém enxerga que para que a economia do Brasil se estabilize de forma saudável é de extrema necessidade a preservaç�...

Enviado 27 - abr - 2012 às 11:49 Denunciar abuso Reply

Read more Read less

1 - 10 de 18 resultados.

Postar um comentário 

Para postar um comentário, você precisa estar logado.