Pesos-pesados pela floresta

10 comentários
Notícia - 8 - jun - 2011
Grupo de organizações, como OAB, ABI, CNBB e CUT, unem-se a grupos ambientalistas para tentar desligar a motosserra no Senado.

Lançamento do Comitê Brasil na sede da OAB, pela discussão do Código Florestal

Um grupo de organizações representativas da sociedade lançaram ontem, em Brasília, o Comitê Brasil, para buscar a ampliação do debate sobre a reforma do Código Florestal no Senado.

Composto por órgãos como Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e Central Única dos Trabalhadores (CUT), além de ONGs ambientalistas como o Greenpeace, ele parte do princípio que a defesa das florestas é essencial para que o Brasil possa ser um modelo de desenvolvimento sustentável para o mundo.

Um manifesto divulgado no lançamento dos trabalhos, em evento na sede da OAB em Brasília com a presença de políticos e de personalidades, como Marina Silva e a atriz Cristiane Torloni, foi o ponto de partida e deu o tom do comitê: o projeto de lei aprovado na Câmara, que agora será analisado no Senado, do jeito que está é ruim para os brasileiros e vai contra o que determina a Constituição. Um ambiente saudável é direito de todos, e é dever compartilhado entre cidadãos e poder público mantê-lo.

As consequências de deixar o Código Florestal ser aprovado do jeito que os deputados deixaram equivalem a colocar uma espada sobre as cabeças de todos nós: mais 47 milhões de hectares podem ser desmatados, além dos 29,6 milhões de hectares já destruídos que seriam anistiados, segundo estudo divulgado hoje pelo Ipea.

Leia abaixo a íntegra do manifesto:

Manifesto do Comitê Brasil em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável do Brasil

Por que tanta polêmica em torno da manutenção do que resta das nossas  florestas? Será possível que ambientalistas, cientistas, religiosos, empresários, representantes de comunidades, movimentos sociais e tantos cidadãos e cidadãs manifestem sua indignação diante do texto do Código Florestal, aprovado pela Câmara dos Deputados, apenas por um suposto radicalismo ou desejo de conflito sem cabimento? Será justo afirmar que os defensores das florestas não levam em conta as pessoas e suas necessidades de produzir e consumir alimentos? Do que se trata, afinal? O que importa para todos os brasileiros?

Importa, em primeiro lugar, esclarecer a grande confusão sob a qual se criam tantas desinformações: não está se fazendo a defesa pura e simples das florestas. Elas são parte dos sonhos de um país com mais saúde, menos injustiça, no qual a qualidade de vida de todos seja um critério levado em conta.  Um Brasil no qual os mais pobres não sejam relegados a lugares destruídos, perigosos e insalubres. No qual a natureza seja respeitada para que continue sendo a nossa principal fonte de vida e não a mensageira de nossas doenças e de catástrofes.

A Constituição Brasileira afirma com enorme clareza esses ideais, no seu artigo 225, quando estabelece que o meio ambiente saudável e equilibrado é um direito da coletividade e todos – Poder Público e sociedade – têm o dever de defendê-lo para seu próprio usufruto e para as futuras gerações.

Esse é o princípio fundamental sob ataque agora no Congresso Nacional, com a aprovação do projeto de lei que altera o Código Florestal. 23 anos após a vigência de nossa Constituição quer-se abrir mão de suas conquistas e provocar enorme retrocesso.

Há décadas se fala que o destino do Brasil é ser potência mundial. E muitos ainda não perceberam que o grande trunfo do Brasil para chegar a ser potência é a sua condição ambiental diferenciada, nesses tempos em que o aquecimento global leva a previsões sombrias e em que o acesso à água transforma-se numa necessidade mais estratégica do que a posse de petróleo. Água depende de florestas. Temos o direito de destruí-las ainda mais? A qualidade do solo, para produzir alimentos, depende das florestas. Elas também são fundamentais para o equilíbrio climático, objetivo de todas as nações do planeta. Sua retirada irresponsável está ainda no centro das causas de desastres ocorridos em áreas de risco, que tantas mortes têm causado, no Brasil e no mundo.

Tudo o que aqui foi dito pode ser resumido numa frase: vamos usar, sim, nossos recursos naturais, mas de maneira sustentável. Ou seja, com o conhecimento, os cuidados e as técnicas que evitam sua destruição pura e simples.

É mais do que hora de o País atualizar sua visão de desenvolvimento para incorporar essa atitude e essa visão sustentável em todas as suas dimensões. Tal como a Constituição reconhece a manutenção das florestas como parte do projeto nacional de desenvolvimento, cabe ao poder público e nós, cidadãos brasileiros, garantir que isso aconteça.

Devemos aproveitar a discussão do Código Florestal para avançar na construção do desenvolvimento sustentável. Para isso, é de extrema importância que o Senado e o governo federal ouçam a sociedade brasileira e jamais esqueçam que seus mandatos contêm, na origem, compromisso democrático inalienável de respeitar e dialogar com a sociedade para construir nossos caminhos.

O Comitê Brasil em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável, criado pelas instituições abaixo assinadas, convoca a sociedade brasileira a se unir a esse desafio, contribuindo para a  promoção do debate e a apresentação de propostas, de modo que o Senado tenha a seu alcance elementos para aprovar uma lei à altura do Brasil.

Brasília, 7 de junho de 2011

Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)

Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

Associação Brasileira de Imprensa (ABI)

Central Única dos Trabalhadores (CUT)

Forum de ex-ministros de meio ambiente

Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social,

Movimento SOS Florestas

Via Campesina

Federação de Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf Brasil)

Grupo de Trabalho Amazônico (GTA)

Comitê Intertribal da Rio+20

Associação Brasileira das ONGs (ABONG),

Conselho Nacional das Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC)

Rede de Juventude Pelo Meio Ambiente (REJUMA)

Movimento Amazônia para Sempre

Movimento Humanos Direitos (MUDH)

Instituto Democracia e Sustentabiliade (IDS)

Greenpeace Brasil

Instituto Socioambiental (ISA)

Movimentos dos Trabalhadores Sem Terra (MST)

Movimento de Mulheres Camponesas (MMC)

Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA)

Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB)

Associação (Apremavi)

Imaflora

Instituto Centro de Vida (ICV)

Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM)

WWF Brasil

SOS MATA ATLÂNTICA

Associação Alternativa Terrazul

Vitae Civilis

Federação de Órgãos para a Assistência Social e Educacional (FASE)

IBASE

Sinpaf – Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário

Fórum Nacional de Reforma Urbana

Rede Ecumênica da Juventude (REJU)

Instituto Sociedade População e Natureza (ISPN)

Instituto de Estudos Socioeconômicos (INESC)

SOS Clima Terra

Movimento Inovação Brasil (MIB)

Instituto Políticas Alternativas para o Cone Sul (PACS)

Tópicos
10 Comentários Adicionar comentário
wellison

wellison says:

ESSE CORRUPITO VÃO QUEIMA NO INFERNO IGUAL LENHA VELHA, O SEU DIA VAI CHEGA!!!

Enviado 27 - jul - 2011 às 3:35 Denunciar abuso

CICERO APARECIDO

CICERO APARECIDO says:

A PRESSÃO É NECESSÁRIA E DEVE CONTINUAR. OS "POLÍTICOS" NÃO GOSTAM DE SEREM EXPOSTOS, NO QUE DIZ RESPEITO A HONESTIDADE E CORREÇÃO DE SEUS "ATOS", E O PESO DE DECISÃO UTILIZADO É O ALCANCE EM TERMOS DEMOGRÁFICOS E GEOGRÁFICOS DOS "MESMOS" ("ATOS"), OU SEJA, QUEREM FAZER A S FALCATRUAS SEM SEREM DESMASCARADOS.

Enviado 15 - jul - 2011 às 2:24 Denunciar abuso

Hilda

Hilda says:

Sabe o que é pior, as queimadas provocadas para plantações de soja e criação de gado continuam e nada se faz, até quando vamos tolerar isso.
Não conheço a ideologia dos "hackers" e nem quem está atrás disso, mas se suas invasões forem uma forma de protesto com o intuíto de desmascarar esses politicos ignorantes então valerá a pena.
Quem está atrás deste Codigo absurdo, que qualquer pessoa com um mínimo de bom senso pode ver, só defende porque tem interesses proprios e as consequencias desse Codigo Absurdo já se manifesta na continuidade da destruição das florestas.

Enviado 27 - jun - 2011 às 23:03 Denunciar abuso

Leandro_Gonçalves

Leandro_Gonçalves says:

Sou engenheiro mecânico, professor universitário, aluno de pós graduação também em engenharia mecânica e achei interessantíssimo o último programa Roda Viva com a presença da Marina Silva. Deixo claro que meu objetivo não é fazer campanha antecipada, longe disso. Na entrevista foi discutido de forma clara e didática a discussão à respeito das mudanças no código ambiental, as políticas ambientais que vinham lentamente sendo implementadas e as conseqüências da implementação do novo código. Para aqueles que quiserem conferir a entrevista está disponível na página http://www.tvcultura.com.br/rodaviva/.
Grato.

Enviado 14 - jun - 2011 às 1:42 Denunciar abuso

Helio

Helio says:

É inaceitável que os congressistas brasileiros reformem o Código Ambiental, anistiando desmatadores, promovendo colapso ambiental urbano e rural, flexibilizando leis, dando autonomia aos Estados para legislar sobre a matéria. Felizmente as instituições verdadeiramente democráticas e com responsabilidade social se manifestam contra esta hipócrita e nefasta reforma. O que me espanta é o fato da Maçonaria Brasileira, através do Sr. Rubens, presidente da COMAB, afirmar ser favorável à reforma, o que não corresponde ao pensamento dos verdadeiros maçons.

Enviado 11 - jun - 2011 às 18:48 Denunciar abuso

Raia

Raia says:

Tem q ter fé sempree.. e parar esses corruptos, q só querem mais e mais ..

Enviado 11 - jun - 2011 às 15:46 Denunciar abuso

Janah_dii_matos

Janah_dii_matos says:

Nossa que Manifesto incrível!
Enquanto a atitude correta nao é acatada pelo nosso poder público, vamos vivenciando os desastres naturais e sociais. Mas pelo menos ha uma esperança, ne? Existem pessoas com principios extraordinários, capazes de fazer e acontecer o que muitos eleitos socialmente para governar, nao seriam!
Fato!

Enviado 11 - jun - 2011 às 10:14 Denunciar abuso

raphas2gii

raphas2gii says:

vamos lutar por um mundo sustentável !

Enviado 10 - jun - 2011 às 13:31 Denunciar abuso

Rael Aviz

Rael Aviz says:

Espero q a democracia no Brasil realmente funcione, está mais do que óbvio que a maioria qr a amazônia viva. Estes capitalistas imundos só pensam em dinheiro e ainda iludem alienados dizendo que estão fazendo o mlhor para o país. Agora eu pergunto para estes PORCOS (Partido dos Ordinários Ruralistas Corruptos Omitidos Sugadores), se o Brasil é feito pelo povo e a Amazônia é do povo, que direito v6 tm d destruir o q há d + important no mundo? Se querem viver de ganância e morrer de poluição problema de v6, mas gnt d verdad ñ qr ser feliz pela desgraça dos outros!!!

Enviado 10 - jun - 2011 às 12:03 Denunciar abuso

Peparone

Peparone says:

O Sangue dos Justos e Mártires do campo agora pulsa vibrante nas veias da história do Brasil pela voz daqueles que se levantam contra a ganância de um pequeno grupo, financiados pelas corrupção e inoperância daqueles que deveriam nos representar. Pe.Josimo, Chico Mendes, ir Dorothy e outros tantos... Não foi em vão!!!! Parabéns e todo o nosso apoio!!!!!

Enviado 9 - jun - 2011 às 10:02 Denunciar abuso

1 - 10 de 10 resultados.

Postar um comentário 

Para postar um comentário, você precisa estar logado.

Entrar