Sua voz tem poder

Notícia - 1 - set - 2017
Greenpeace México comemora grande vitória: Bimbo se comprometeu com acordo por uma agricultura sem agrotóxicos que respeite os recursos naturais e as pessoas

Em português: "Obrigado por ser parte da luta por uma terra saudável! Você fez com que o grupo Bimbo se comprometesse"

 

*Por Angélica Simón, comunicadora da Campanha de Agricultura do Greenpeace México

Existem muros que parecem impossíveis de escalar, rochas impossíveis de mover, ideologias impenetráveis, objetivos inalcançáveis… no entanto, o fracasso só está garantido quando não somos capazes de iniciar uma luta. O triunfo, por outro lado, se consegue com trabalho, perseverança e união.

Era 18 de abril de 2016 quando o Greenpeace México lançava um desafio para o grupo Bimbo: vamos semear juntos. Era uma referência para que a empresa usasse sua liderança no setor para motivar uma mudança na agricultura. Pedimos uma transição do modelo industrial para um novo modelo, sem agrotóxicos e transgênicos.

Bimbo, a maior panificadora do mundo, ia nos escutar? Ia fazer ressoar nossas preocupações sobre o uso excessivo de pesticidas e fertilizantes no campo? Seria de sua importância motivar a produção local e sustentável de milho, apoiando os camponeses, suas comunidades e a biodiversidade? Não tínhamos nenhuma dessas respostas. A única certeza que tínhamos era ir em frente e enfrentar, como organização e ao lado de nossos apoiadores, os desafios desse caminho.

Enviamos cartas a milhares de cidadãos mexicanos para convidá-los a fazer parte dessa campanha – e muitos vizinhos nossos, como os brasileiros, também receberam. Foram dias inteiros compilando assinaturas, oferecendo argumentos a jovens, mulheres, trabalhadores, homens, pois todas as vozes contam. Pessoas que dedicaram seu valioso tempo para somar nessa causa, horas de reunião de trabalho para preparar ações ou respostas para a Bimbo.

Desde então, muita gente somou nessa luta: mais de 160 mil assinaturas concentrando esforços e energia pra o mesmo objetivo, iniciar uma transição por solo e comida saudável.

Hoje podemos brindar em comemoração: a Bimbo se comprometeu formalmente com nossas demandas! Sintam o poder que a nossa voz tem! Movemos um rocha gigante e hoje ainda há muitas pedras no caminho para uma agricultura que cuide e respeite dos recursos naturais e das pessoas. Mas o mais importante é ver que é possível transpor esses enormes obstáculos!

O Greenpeace México só tem a agradecer a todos que assinaram a petição, mexicanos e brasileiros, muito obrigado! É muito positivo que a Bimbo tenha nos ouvido e demonstrado vontade de mudar. Iremos sempre seguir seus passos para o cumprimento efetivo deste compromisso tão importante assumido pela empresa.