V de Velho, V de Vergonha

4 comentários
Notícia - 2 - set - 2014
Sede brasileira da maior fabricante de automóveis da Europa é transformada em ferro velho. Greenpeace cobra mais eficiência para os veículos brasileiros.

 Nem precisa olhar no dicionário, muita gente aprende desde pequeno o que Volkswagen significa: o carro do povo. Só que no Brasil a história, na verdade, é um pouco diferente e em vez de produzir o “carro do povo” e priorizar os consumidores daqui, a Volkswagen tem se negado a se comprometer com metas de eficiência veicular como as que terá que obedecer na Europa.

Diante da negação, o Greenpeace foi até a sede da empresa, em São Bernardo do Campo, para relembrá-la do desafio que foi lançado em abril deste ano. Há cinco meses, a organização colocou nas ruas um carro da Idade da Pedra para satirizar a falta de modernidade dos veículos brasileiros e para pedir que as três líderes de vendas no país – Fiat, Chevrolet e Volks - produzam veículos mais eficientes.

Como símbolo do atraso daquela que um dia produziu modelos como Fusca e Kombi, ativistas do Greenpeace montaram um ferro velho na sede. Foram deixadas carcaças de carros enferrujados e ativistas seguraram banners com os dizeres “Ferro Velho” e “Carro moderno é carro eficiente”.

A Volkswagen foi a última empresa a responder ao nosso pedido por mais eficiência. E quando essa resposta veio, foi contraditória”, disse Iran Magno, coordenador da campanha de Clima e Energia do Greenpeace Brasil. “Afirmaram que foram a primeira fabricante de veículos na União Europeia a anunciar a intenção de reduzir emissões de CO2, mas por aqui esse protagonismo se limita a cumprir as exigências políticas. Não faz sentido, queremos a mesma atitude em relação a eficiência com os veículos brasileiros”, concluiu Magno.

O pedido por mais eficiência é baseado no estudo “Eficiência Energética e Emissões de Gases de Efeito Estufa”, realizado pela Coppe/UFRJ em parceria com o Greenpeace. O documento demonstra os benefícios da adoção no Brasil das   metas que estipulam a eficiência energética a ser alcançada pelos veículos europeus até 2021. Na prática, no Brasil isso significaria veículos 41% mais eficientes, se tomarmos como base as taxas de 2011.

Tecnologia mais moderna é sinônimo de economia de combustível, nada menos que o equivalente a cerca de R$287 bilhões até 2030 que ficariam nos bolsos dos brasileiros. Além disso, o Brasil teria, em 2030, emissões mais baixas que as de 2010, mesmo que a frota de veículos dobre, como é estimado.

Segundo o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU, o setor de transportes é o que tem o maior potencial de crescimento de emissões nos próximos 50 anos. E quem vai puxar o índice são justamente os países emergentes como o Brasil, que já é o quarto maior mercado de automóveis do planeta.

“De nada adianta a Volkswagen dizer que é inovadora e que é protagonista na Europa e oferecer aos brasileiros carros com tecnologia defasada em 4 anos quando comparados aos europeus. O Greenpeace e os brasileiros querem e precisam saber como a empresa vai se modernizar e produzir veículos mais eficientes na prática”, concluiu Magno.  

Tópicos
4 Comentários Adicionar comentário

(Não registado) lincesp says:

Li os coments anteriores. Concordo com todos, mas acrescento: Todas essas coisas só acontecem porque as pessoas compram os carros. Afinal de cont...

Enviado 4 - set - 2014 às 21:20 Denunciar abuso Reply

Read More Read Less

(Não registado) NILTON BR says:

Basta consultar sites especializados em carros - em idioma inglês - para constatar o desprezo com que a indústria automobilística trata...

Enviado 3 - set - 2014 às 14:54 Denunciar abuso Reply

Read More Read Less

(Não registado) Ricardo Augusto says:

SUSTENTABILIDADE. TECNOLOGIA. COMPROMISSO SOCIAL. MONTADORAS DE VEÍCULOS. CARRO BRASILEIRO. CUSTO. BENEFÍCIO. INTERESSES PRIVADOS X PÚB...

Enviado 3 - set - 2014 às 9:59 Denunciar abuso Reply

Read More Read Less

(Não registado) Luciano says:

Repito o que já disse outro dia:

Assinei com muito gosto esta petição, pois temos os carros com os preços mais elevad...

Enviado 2 - set - 2014 às 14:54 Denunciar abuso Reply

Read More Read Less

1 - 4 de 4 resultados.

Postar um comentário 

Para postar um comentário, você precisa estar logado.