Voluntária defende Desmatamento Zero para manter a floresta viva

“O voluntariado me ajudou a encontrar um lugar na sociedade e, de presente, ganhei uma família na ONG”, relata a sorridente Jaqueline Figuerôa, de 32 anos, voluntária do Greenpeace desde 2012. Nascida e criada em Manaus, a mãe do João conta que a consciência da necessidade de preservação dos bens naturais vem desde pequena, estimulada pelo pai, que sempre a levou para lugares onde a natureza era a principal atração. Ao longo dos anos, essa consciência se transformou no desejo de atuar em prol do meio ambiente.

No mesmo ano em que Jaqueline entrou no Greenpeace, as atividades da campanha pelo Desmatamento Zero estavam a todo vapor. Ela participou de Pontos Verdes em praças, avenidas e parques de Manaus, palestrou em escolas e ajudou a coletar milhares de assinaturas para a petição que propõe a fim da devastação da floresta. Atualmente, ela é coordenadora do grupo de voluntários da cidade.

Para Jaqueline, apoiar a campanha pelo Desmatamento Zero é fundamental para garantir que seu filho e as futuras gerações tenham a oportunidade de conhecer a floresta viva, não apenas por livros. “Não quero que a minha infância vire lenda. A floresta clama por socorro devido à ganância humana. Assinei a petição pelos ribeirinhos, caboclos, indígenas, pelos rios e por todas as espécies da natureza. Quero que o meu filho conheça as riquezas da Amazônia e perceba sua importância para o planeta”.

Voluntária defende Desmatamento Zero.

Jaqueline enfatiza que é urgente acabar com o desmatamento, visto que já perdemos cerca de 20% da Amazônia. “Não quero ver mais um bioma devastado, Já perdemos boa parte do cerrado, da caatinga e dos pampas. Não desejo o mesmo caminho para a Amazônia. O Brasil é um dos maiores emissores de gases de efeito estufa que provocam o aquecimento global, principalmente porque desmatamos muito”, declara. “Por isso é necessário levar a campanha para cada cidadão”, complementa.

A proposta pelo Desmatamento Zero deve ganhar forma nas próximas semanas com a apresentação de um parecer na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado. Na sequência será votada na comissão e, se aprovada, se transformaria em Projeto de Lei.

Acesse o portal e-cidadania, do Senado Federal, e vote SIM para apoiar a proposta do Desmatamento Zero.

Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!