As imagens e os sons das mudanças climáticas

Notícia - 31 - mai - 2009
Exposição fotográfica Salvar o Planeta. É Agora ou Agora, do Greenpeace, estará em seis cidades brasileiras durante Semana do Meio Ambiente.

Fumaça proveniente das queimadas para limpar a terra para pecuária ou agricultura. O crescimento da pecuária é responsável pela maior parte do desmatamento do país e também a maior fonte de emissão de gases do efeito estufa.

O Brasil é o quarto maior poluidor do mundo e conquistou essa triste posição principalmente com o desmatamento de suas florestas - 75% das emissões brasileiras de gases do efeito estufa vêm da destruição de regiões como a amazônica e alterações no uso do solo. Em 80% das áreas já desmatadas a principal atividade é a pecuária - confira nossa página especial de lançamento do relatório A Farra do Boi na Amazônia.

Números como esses colocam o Brasil em papel de destaque na próxima reunião da ONU sobre clima, que acontece em dezembro em Copenhague, capital da Dinamarca.

E o caminho para Copenhague passa por seis capitais brasileiras que receberão durante a Semana do Meio Ambiente (de 1 a 7 de junho) a exposição Salvar o Planeta. É Agora ou Agora. A mostra acontece em São Paulo, Rio de Janeiro Manaus, Salvador Porto Alegre e Belo Horizonte, e reúne 16 painéis fotográficos e uma tenda sensorial que permitirão aos visitantes uma visão geral da urgência do tema das mudanças climáticas e quais as soluções possíveis e viáveis. A entrada é gratuita.

A exposição Salvar o Planeta. É Agora ou Agora faz parte do esforço global do Greenpeace para alertar a população brasileira e pressionar o governo brasileiro a agir para combater o aquecimento global.

Os visitantes poderão ver imagens dos impactos das mudanças climáticas (como a elevação dos níveis dos mares e a perda de biodiversidade), suas causas (desmatamento e uso de fontes poluentes de energia) e as soluções propostas pelo Greenpeace - preservação da Amazônia, uso de fontes renováveis de energia e criação de áreas marinhas protegidas.

O Greenpeace é uma organização global e independente que promove campanhas para defender o meio ambiente e a paz, inspirando as  pessoas a mudarem atitudes e comportamentos. Nós investigamos, expomos e confrontamos os responsáveis por danos ambientais.

Também defendemos soluções ambientalmente seguras e socialmente justas, que ofereçam esperança para esta e para as futuras gerações e inspiramos pessoas a se tornarem responsáveis pelo planeta.

Confira a programação da exposição em cada uma das seis cidades:

São Paulo:

Shopping Bourbon Pompéia - Rua Turiassú, 2100 - Pompéia

de 2 a 6 de junho, das 10 às 22 horas. No dia 7, das 12 às 20 horas.

Salvador:

Universidade Católica de Salvador - Campus de Pituaçu - Patamares - das 8 às 22 horas.

Shopping Iguatemi - av. Tancredo Neves, 148 - Caminho das Árvores

de 3 a 6 de junho, das 10 às 22 horas. Dia 7, das 12 às 20 horas

Palestras:

Dia 5/6 - Colégio Maristas, às 9 horas - Avenida Otávio Mangabeira, s/n, Patamares

Dia 5/6 Colégio Miró, às 10 horas - Lauro de Freitas

Rio de Janeiro:

PUC-RJ, rua Marquês de São Vicente, 225 - Gávea.

de 2 a 5 de junho, das 9 às 17 horas

Palestra:

Dia 5/6, PUC-RJ, Andre Muggiati (campanha de gado) explica relatório A Farra do Boi na Amazônia - às 9 horas

Porto Alegre:

Shopping Total - avenida Cristóvão Colombo, 545 - Floresta

de 1 a 6 de junho, das 10 às 22 horas. No dia 7, das 14 às 20 horas

Belo Horizonte:

Shopping Del Rey - avenida Presidente Carlos Luz, 3001 - Caiçara

de 3 a 6 de junho, das 10 às 22 horas.

Manaus:

Palestras:

Dia 1/6 - Escola Concórdia Ulbra - avenida Solimões, 2 - Conj. Residencial Andreazza - Bairro Japiim II - das 7h30 às 12 horas.

Dia 2/6 - Escola Nilton Lins - avenida Professor Nilton Lins, Parque das Laranjeiras, Flores - das 7h30 às 12 horas.

Dia 3/6 - Escola Estadual Cleonice Menezes Fernandes, rua Capim Santo s/n, João Paulo II - Jorge Teixeira - das 7h30 às 12 horas.

Exposição fotográfica:

Dias 4 e 5/6 - Parque Samaúma - Núcleo 5 do Bairro Cidade Nova, Zona Norte - das 8 às 12 horas.

Dia 7/6 - Parque Ponte dos Bilhares - das 17 às 20 horas.