Moratória da soja ganha boletim trimestral

Notícia - 7 - mai - 2007
Publicação pretende encorajar a indústria de alimentos a compartilhar esforços para salvar a Amazônia

 O Greenpeace lançou nesta terça-feira a primeira edição do boletim 'Amazônia Viva!', informativo trimestral sobre a moratória sobre novos desmatamentos para plantio de soja na Amazônia brasileira. O boletim é destinado principalmente aos empresários da indústria de alimentos e aos agentes do agronegócio.

Com a publicação, o Greenpeace pretende encorajar outras indústrias de alimentos, redes de supermercados e cadeias de restaurantes, no Brasil e na Europa, a se envolver na iniciativa e compartilhar esforços para salvar a Amazônia.

A moratória foi anunciada em julho de 2006 pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e pela Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), que controlam cerca de 90% do comércio de soja no Brasil. As duas entidades e seus membros, dentre os quais se destacam as maiores comercializadoras de soja do mundo - Cargill, Bunge, ADM, Dreyfus e Amaggi -, assumiram o compromisso após intensa pressão do Greenpeace, movimentos sociais, consumidores e empresas compradoras.

Clique aqui para fazer o download do boletim informativo.

Veja também:

Faça o download do relatório 'Comendo a Amazônia'

Veja no mapa do bioma Amazônia a área sob moratória para novos desmatamentos para plantio de soja

Moratória da soja na Amazônia deve ter controle rígido (28/03/2007)

Indústria da soja anuncia moratória no desmatamento da Amazônia depois de pressão de consumidores (24/07/2006)

Tópicos