Os 70 anos da Petrobras são uma oportunidade para que a empresa redirecione seus esforços para uma transição energética justa real, um processo que começa pela não exploração de petróleo em áreas sensíveis

Nos 70 anos da Petrobras, queremos celebrar não só sua história, mas sua transformação! (Imagem: Estúdio Rebimboca/Greenpeace)

A Petrobras completa 70 anos neste 3 de outubro. São sete décadas sendo uma referência para a população brasileira. Este marco deve ser comemorado, mas pensar sobre o que fomos e sobre o que seremos é um clichê que faz parte de todo aniversário. Por isso, perguntamos: Qual Petrobras teremos nos próximos 70 anos? 

A Petrobras que segue dependente da exploração de petróleo, e avançando sobre áreas extremamente sensíveis como a Bacia da Foz do Amazonas, ou uma Petrobras com visão estratégica, que olhe para os desafios de um mundo em plena crise climática, e que redirecione seus investimentos para fontes renováveis?

 Justamente devido à sua relevância nacional, a empresa tem grande responsabilidade sobre os rumos do país. Mas para que tenhamos um futuro, a produção de petróleo deve permanecer no passado! 

O próprio mercado tende a fechar as portas para o petróleo diante do agravamento dos eventos climáticos extremos. Insistir nesse erro econômico e socioambiental, indo na contramão da economia global, definitivamente não é um bom plano para os próximos 70 anos. 

A queima de combustíveis fósseis é uma das principais vilãs das mudanças climáticas, uma ameaça concreta para todas as formas de vida. Por isso, neste aniversário, temos um recado importante: 

Petrobras, não é tarde para mudar… ainda! Mas logo será, se seguirmos insistindo nessa atividade altamente destrutiva. As ondas de calor extremo e as fortes chuvas, cada vez mais frequentes e intensas, são prova disso.

Temos um pedido especial

Sabemos que o aniversário não é nosso, mas o pedido é: Priorizem a transição energética justa de verdade! Isso significa apresentar um plano efetivo de transformação de seu portfólio, com metas para que se torne uma empresa de energia 100% renovável.  

A Petrobras não é a única responsável pelas mudanças que precisamos, mas é um ator-chave para que elas aconteçam. A empresa até já se apresenta como protagonista desse processo, mas, ao mesmo tempo, insiste em explorar a Margem Equatorial e em abrir novos poços para exploração em áreas sensíveis.

Justamente por deter capacidade técnica de ponta, mundialmente reconhecida, a Petrobrás tem a responsabilidade de liderar o mercado de energia em direção a uma matriz limpa, descarbonizada e sustentável.

Priorizar a produção de petróleo, como já anunciou Jean Paul Prates, presidente da estatal, é insistir em um modelo fadado ao fracasso e insustentável. Um erro que continuará fazendo com que o investimento em energia solar, eólica e em outras tecnologias renováveis seja colocado em segundo plano.

Nos 70 anos da Petrobras, queremos celebrar não só sua história, mas sua transformação!

Desejamos à empresa e ao Brasil um desenvolvimento baseado numa matriz energética limpa e renovável, no melhor aproveitamento dos recursos naturais, com projetos que possam ajudar a consolidar o país como uma potência econômica e ambiental no contexto global.

Antes que a empresa assopre as velas e inicie esse novo ciclo, reforçamos nosso pedido: Petrobras, dê um presente à população brasileira e
deixe o petróleo no passado!

Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!