Projeto Inverno Greenpeace em Campos do Jordão tem início com limpeza do Rio Capivari

Notícia - 6 - jul - 2005
Palestras, exposição, distribuição de materiais de conscientização, atividade lúdica para crianças e jovens fazem parte do projeto da organização

O Greenpeace inicia hoje, dia 07 de julho, seu projeto "Inverno Greenpeace em Campos do Jordão", apoiando a Prefeitura Municipal e a Secretaria do Meio Ambiente de Campos do Jordão na limpeza do Rio Capivari. A atividade faz parte de um projeto que acontecerá durante todo o mês de julho e que visa incentivar as pessoas a colaborarem na conservação do meio ambiente. Simultaneamente à limpeza do rio, a equipe do Greenpeace fará um trabalho de conscientização sobre consumo consciente destinado à população local e flutuante. De quinta a domingo, até o final do mês, a organização também promoverá o Jogo Paz na Floresta, palestras sobre suas campanhas, exibição de vídeos, exposição sobre a Amazônia e uma parede de escaladas.

O objetivo é levar informação à população e proporcionar oportunidades para o seu envolvimento com os grandes desafios ambientais que vivemos. O público vai conhecer mais a fundo os problemas relacionados ao desmatamento e algumas soluções como o programa Cidade Amiga da Amazônia. Também poderá obter mais informações sobre o desenvolvimento das energias renováveis no país e sobre a nefasta aventura nuclear do governo brasileiro, que promove a construção de Angra 3. Além disso, os visitantes conhecerão os detalhes e maiores problemas relacionados aos alimentos transgênicos e as ferramentas para evitar seu consumo, como o Guia do Consumidor, por exemplo.

Limpeza do Rio Capivari

Os voluntários do Greenpeace ajudarão a equipe da Secretaria do Meio Ambiente na retirada do lixo sólido do rio e instalarão redes coletoras em alguns trechos, para reter o lixo e evitar inundações. Também será feito um trabalho de conscientização da população ribeirinha quanto aos perigos de enchentes e doenças e quanto à necessidade de cuidados com o meio ambiente.

A coordenação das três equipes de dez integrantes ficará a cargo do Greenpeace, que também vai ceder um barco para a ação. Essa será a primeira fase do trabalho, visando despoluir todo o trecho do rio Capivari que vai desde a entrada da cidade até o início do bairro Recanto Feliz. Posteriormente, a prefeitura instalará lixeiras ao longo do rio e implantará um sistema de tratamento de esgoto e de recuperação da mata ciliar.

Exposição sobre a Amazônia

Trata-se de uma exposição fotográfica que mostra os recursos naturais da floresta Amazônica, a população local e a destruição que está acometendo o maior patrimônio ecológico brasileiro.

Jogo Paz na Floresta

O objetivo da atividade é promover, de forma divertida e lúdica, a proteção da maior floresta tropical do planeta. Trata-se de um jogo composto por um tabuleiro gigante, que será a trilha que duas "árvores" deverão percorrer para sair de uma floresta ameaçada e chegar até uma área protegida e um dado gigante. No jogo interativo, dois adultos serão convidados a se vestir de árvores e até dez crianças vão jogar o dado.

Durante o percurso, as árvores encontrarão obstáculos, que são os inimigos da floresta (madeireiros ilegais, queimadas, gado e soja) e também os amigos (consumidor consciente, povos amigos e fiscalização eficiente). Dependendo da casa em que o dado cair, a árvore avançará ou recuará na trilha. A equipe vencedora será a que conseguir completar o circuito primeiro. Uma cartilha com uma história em quadrinhos e o encarte do jogo também será distribuída.

Folheto sobre Consumo Consciente

O Greenpeace preparou especialmente para distribuição em Campos do Jordão, um folheto com dicas simples sobre consumo consciente, que podem ser praticadas no cotidiano das pessoas e ajudar na conservação do meio ambiente.

Programação:

07 a 31/07

*Segunda a sexta, das 10:00h às 17:00h

Limpeza do Rio Capivari

*Quinta a domingo, das 14:00h às 20:00h

Estande Greenpeace na Praça Pinho Bravo

1 - Exposição sobre a Amazônia

2 - Jogo Paz na Floresta

3 - Muro de escalada

4 - Exibição de vídeos

* 09/07, às 14:00h

Palestra sobre a instituição Greenpeace

Quem faz o Greenpeace, sua missão, valores, objetivos e suas campanhas no Brasil.

*16/07, às 14:00h

Palestra sobre o programa Cidade Amiga da Amazônia.

A madeira utilizada para construir escolas, prédios públicos e postos de saúde pode estar vindo de desmatamentos irregulares ou da extração ilegal na Amazônia. Cerca de 70% da madeira produzida na região é consumida no Brasil - o Estado de São Paulo consome 15% deste total e a madeira é proveniente principalmente do Mato Grosso e de Rondônia. O objetivo do programa Cidade Amiga da Amazônia é que as prefeituras brasileiras implementem políticas de consumo consciente e incentivem o mercado de madeira produzida em Planos de Manejo Florestal Sustentável, que exploram a floresta de maneira equilibrada.

* 30 e 31/07

Atividade da campanha de transgênicos "Encha o SAC da Bunge"

A Bunge é líder no mercado de óleos e margarinas e grande fabricante de maionese, além de ser a maior trading do mercado de grãos no país. A empresa adota o duplo padrão em seu relacionamento com os consumidores. Tem uma linha de produtos certificados como não transgênicos, de acordo com exigências específicas de clientes. No caso dos óleos, margarina e maionese, alvos da campanha do Greenpeace, a empresa não oferece informações sobre a matéria-prima utilizada na fabricação destes produtos.

Tags