Reunião da CTNBio é cancelada

Notícia - 21 - mar - 2007
Após sanção presidencial da MP 327, que reduz quorum de aprovação da CTNBio, encontro de membros da Comissão é suspensa por impasse sobre a participação da sociedade civil

A reunião da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) que aconteceria nesta quinta-feira em Brasília foi cancelada pelo presidente, Walter Colli, após longa discussão sobre a participação da sociedade civil como ouvinte-observador na reunião.

No dia 15 de março, o Greenpeace enviou requerimento para participar da reunião da Comissão, conforme previsto na Lei de Biossegurança e no regulamento interno da CTNBio. Na manhã desta quinta-feira, no início da reunião, os ativistas Gabriela Vuolo, coordenadora da campanha de engenharia genética, e João Alfredo, assessor de políticas públicas, foram até o local da reunião e, embora tivessem o direito jurídico de permanecer na sala, alguns membros da Comissão insistiam que a reunião só deveria continuar quando fossem retirados do local. Por fim, os membros da Comissão não conseguiram chegar a um acordo sobre o requerimento: parte era favorável à presença da sociedade civil na reunião, e outra era contrária.

O Greenpeace acredita que a participação da sociedade civil, mesmo que seja apenas como ouvintes, sem direito a voz ou voto, é absolutamente pertinente e necessária, uma vez que a liberação comercial de variedades transgênicos pode ter impactos na vida de todos os brasileiros. "O fato de alguns membros da CTNBio não quererem a presença da sociedade civil na reunião coloca em dúvida toda a certeza e segurança que eles dizem haver sobre a liberação comercial dos transgênicos", disse Gabriela Vuolo, coordenadora da campanha de engenharia genética do Greenpeace. "Se de fato existe cautela na tomada de decisões, não há porque restringir a participação da sociedade. Mas agora cabe perguntar, afinal, o que esses membros da Comissão tentam esconder ao vetar a nossa presença".

A reunião foi cancelada e a CTNBio volta a se reunir nos dias 18 e 19 de abril. A decisão sobre a liberação comercial do milho Liberty Link, da Bayer ficou para a próxima reunião, a ser realizada nas dependências do Ministério de Ciência e Tecnologia, já com o novo quórum de 14 votos, devido à sanção do presidente Lula dada quarta-feira à Medida Provisória 327 com a emenda que prevê a redução do número de votos necessários na CTNBio para a liberação comercial de transgênicos no país.

Leia mais:

MPF defende participação do Greenpeace em reunião da CTNBio

Tópicos