Porque é que estes peixes estão na lista vermelha?

Página - 15. Dezembro, 2009
Estes peixes estão na lista vermelha da Greenpeace para Portugal porque existem fortes probabilidades de terem sido pescados com métodos que reduzem consideravelmente o seu stock ou que destroem o ecossistema marinho em que habitam. Quando cultivados em viveiros, existem fortes probabilidades destes serem pouco sustentáveis. A tabela seguinte explica as principais razões pelas quais estas espécies foram incluídas na Lista Vermelha (1).

 

  CAPTURA ESPÉCIES VULNERÁVEIS UTILIZA MÉTODOS DE PESCA DESTRUTIVOS PESCA EXCESSIVA UTILIZA MÉTODOS POUCO SELECTIVOS PESCA PIRATA

CAPTURA ESPÉCIES VULNERÁVEIS
A pescaria explora espécies que são bastante vulneráveis à pressão da pesca sem evidências de que os stocks permancerão a um nível sustentável, e/ou captura e mata acidentalmente outras espécies ameaçadas, tais como tartarugas, tubarões ou golfinhos.

UTILIZA MÉTODOS DE PESCA DESTRUTIVOS
A pescaria utiliza métodos que danificam habitats sensíveis do fundo do oceano.

PESCA EXCESSIVA
Muitos stocks estão sobreexplorados e/ou a gestão do stock está a conduzir ao seu declínio.

UTILIZA MÉTODOS POUCO SELETIVOS
A pescaria utiliza métodos que capturam quantidades enormes de peixe, que são  atirados ao mar mortos ou a morrer, ou captura grandes quantidades de peixe juvenil.

PESCA PIRATA
Esta espécie é também capturada através da prática da pesca pirata (ilegal, não-regulamentada e não relatada). 2

Alabote

         
Alabote da Gronelândia

         
Atuns

         
Bacalhau do Atlântico

         
Camarões

         
Espadarte

         
Linguado europeu

         
Peixe espada branco

         
Peixes vermelhos

         
Pescadas

         
Raias

         
Salmão

         
Solha americana

         
Tamboris

         
Tubarões

         

Notas:

(1) Consulte a página sobre as espécies na Lista Vermelha para mais informação sobre problemas com a aquacultura.

(2) Qualquer pescaria que opere em áreas, ou com espécies alvo para as quais não existem medidas de conservação ou de gestão é classificada a vermelho. Nas regiões em que existe gestão, mas nas quais a pesca ilegal é um problema considerável, a Greenpeace não classifica a vermelho todas as pescarias na área. No entanto assinala o facto, para que sejam tomadas as precauções necessárias e se evite a comercialização de peixe capturado pelos propritários de navios associados a esta prática. Visite as páginas sobre pesca pirata e os Critérios de "Grau Vermelho" da Greenpeace para Pescas Insustentáveis (PDF) para mais informação.

Consultar a lista vermelha

Tópicos
Etiquetas