Auchan

Página - 6. Maio, 2010

Auchan (Jumbo e Pão de Acúcar)

Com medidas doseadas

Usa o cursor para ver mais pormenores neste gráfico

Supermarket 1
Supermarket 2
Supermarket 3
Supermarket 4
Supermarket 5
Supermarket 6

Apesar de preferir a discrição, evitando partilhar os seus planos antes que estejam implementados, a Auchan não nega a sua responsabilidade como grande retalhista e está a construir pouco a pouco uma base sólida para garantir a sustentabilidade das suas operações.

A prestação da Auchan tem sido pautada por melhorias graduais mas seguras. A empresa tem trabalhado para desenvolver uma política de compra e venda de peixe sustentável e identificar as medidas que devem ser adoptadas para assegurar a oferta de uma gama de produtos mais amiga dos oceanos. Em finais de 2009, a Auchan anunciou a suspensão da venda de tubarões ameaçados. No princípio de 2010, publicou a sua recente política de pescado responsável. No entanto,também a Auchan tem cerca de 80 grupos de espécies de peixe à venda nas suas lojas, 12 dos quais constam da Lista Vermelha da Greenpeace, pelo que continua a ter de enfrentar o desafio de conciliar a sua responsabilidade como actor influente no ciclo de consumo, com o desejo de oferecer uma escolha ampla de peixe aos seus clientes.

Esconder este texto

Política de compra e venda de peixe 25%

A política de compra de pescado da Auchan está inserida na política global de sustentabilidade da empresa, contando com um horizonte de 5 anos para a sua implementação integral.

A Auchan tornou pública no início de 2010 a política de pescado responsável que desenvolveu ao longo do ano anterior. Entre outras medidas, a empresa compromete-se a apoiar as melhores práticas de de pesca, a privilegiar a compra local, a identificar e evitar os impactos negativos da aquacultura, a diminuir ou eventualmente cessar a venda de espécies ameaçadas e a publicar as suas práticas como estratégia de sensibilização dos seus consumidores. Adicionalmente, os fornecedores estão contratualmente obrigados a cumprir o Código de Ética da Auchan, no qual serão futuramente incluídos critérios de sustentabilidade do pescado.

Esconder este texto

Retirar o pescado insustentável 18%

A política de pescado da Auchan contém boas intenções, mas carece ainda de medidas.

Tal como a Sonae, a Auchan ainda não concretizou os critérios de sustentabilidade que regerão a escolha do peixe que pretende vender. No entanto, a empresa afirma que tenciona publicar o progresso e avaliação das práticas que pretende implementar nos seus relatórios de sustentabilidade.

Esconder este texto

Introduzir pescado sustentável 33%

A Auchan apresenta objectivos que vão no sentido de aumentar a percentagem de pescado de origem sustentável. No entanto, ainda falta explicar como vai concretizar estas metas.

A Auchan compromete-se, por exemplo, a desenvolver junto dos seus fornecedores práticas que promovam a sustentabilidade da pesca e a aumentar a oferta de produtos provenientes de pesca sustentável. No entanto, não apresenta medidas concretas para realizar estes objectivos.

A Greenpeace recomenda que os retalhistas definam critérios claros, baseados nas recomendações para a pesca e aquacultura sustentáveis, que permitam escolher o pescado mais sustentável. A organização também aconselha que os retalhistas estabeleçam metas anuais que permitam avaliar a sua contribuição à melhoria continuada das práticas do sector.

Esconder este texto

Rastreabilidade do pescado 16%

A Auchan ainda não desenvolveu um sistema de rastreabilidade e este critério continua pouco realçado na sua política de compra de pescado..

A Greenpeace considera prioritária a adopção de medidas de verificação da origem do peixe para que o pescado mais insustentável ou capturado ilegalmente seja excluído com segurança.

Esconder este texto

Etiquetagem do pescado 45%

Tal como na maioria dos supermercados em Portugal, a informação que acompanha o pescado vendido no Jumbo e Pão de Açúcar ainda não elucida suficientemente o consumidor.

Na marca própria e produtos vendidos a granel frequentemente só é apresentado um nome muito genérico, como 'Bacalhau' ou 'Pescada, não sendo possível identificar devidamente a espécie ou a sua proveniência.

Em pelo menos 50% dos produtos de peixe, o consumidor não tem acesso a informação sobre a espécie de peixe, método de produção ou zona de captura, uma vez que estas indicações ainda não são obrigatórias para conservas, produtos processados e produtos para animais.

Esconder este texto

Venda de espécies da Lista Vermelha 25% 

Os supermercados Jumbo e Pão de Açúcar continuam a oferecer uma grande variedade de pescado, dos quais 12 constam na Lista Vermelha da Greenpeace.

Para além disso, muitas das outras espécies à venda provêm ou têm uma elevada probabilidade de vir de pescarias também classificadas a vermelho pela Greenpeace (e.o. Carapau, Polvo, Escamudo do Alasca, Robalo). Já os produtos de viveiro que figuram nas lojas do grupo têm origem em pelo menos 14 países diferentes, muitos dos quais classificados a vermelho segundo os critérios de sustentabilidade da Greenpeace para a aquacultura.

É de realçar que, como primeira medida da sua recente política de pescado, a Auchan descontinuou a venda de todos os tubarões considerados vulneráveis.

Esconder este texto

Transparência e informação 31%

A Auchan tornou pública a sua política de pescado responsável, mas ainda falta divulgar as medidas concretas que pretende tomar.

A Auchan colaborou com a Greenpeace para a obtenção de dados sobre as suas políticas, tendo preenchido o questionário do Ranking. A empresa tornou ainda pública a sua política de pescado responsável e a decisão de cessar a venda dos tubarões vulneráveis, tendo esta última medida sido amplamente divulgada e sustentada com informação sobre a causa dos tubarões.

Apesar dos bons indicadores quanto à transparência das suas políticas e à seriedade com que a empresa estará a definir os processos e criar indicadores mensuráveis, a Greenpeace considera que ainda falta partilhar publicamente as medidas concretas que a Auchan pretende tomar para concretizar os seus objectivos.

Esconder este texto


Informação diversa

O grupo francês Auchan está presente em Portugal desde 1970. Tradicionalmente um operador de hipermercados e adepto do crescimento orgânico, o grupo tem ao longo dos anos adquirido outras cadeias para acelerar a sua expansão (neste momento, tanto o formato supermercado como o hard discount fazem parte do seu leque de negócio).

No entanto, o retalhista não pretende crescer a qualquer custo. Em 2005 foi adoptado um Código de Ética que selou a sua aposta na responsabilidade social e ambiental. Adicionalmente a Auchan foi o primeiro retalhista a obter a certificação dos serviços no departamento produtos frescos para os seus hipermercados e a primeira empresa de distribuição em Portugal certificada com a norma de responsabilidade social SA 8000. Depois de ter desenvolvido uma política ambiental, criar uma política para pescado responsável foi um passo lógico.

  • Insígnias: Jumbo + Pão de Açúcar
  • Vendas em 2008: 1.434 milhões €
  • Nº lojas em finais de 2008: 26
  • Nº colaboradores: 7.979
  • Lugar no Ranking da Distribuição Moderna em 2008: 6 (7,8% do mercado FMCG*)

(Fonte: APED Ranking 2008, HiperSuper 2009: ranking do painel de lares TNS Worldpanel)

* Fast Moving Consumer Goods

Esconder este texto

,

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Ut a sapien. Aliquam aliquet purus molestie dolor. Integer quis eros ut erat posuere dictum. Curabitur dignissim. Integer orci. Fusce vulputate lacus at ipsum. Quisque in libero nec mi laoreet volutpat. Aliquam eros pede, scelerisque quis, tristique cursus, placerat convallis, velit. Nam condimentum. Nulla ut mauris. Curabitur adipiscing, mauris non dictum aliquam, arcu risus dapibus diam, nec sollicitudin quam erat quis ligula. Aenean massa nulla, volutpat eu, accumsan et, fringilla eget, odio. Nulla placerat porta justo. Nulla vitae turpis. Praesent lacus.

Aliquam aliquet purus molestie dolor. Integer quis eros ut erat posuere dictum. Curabitur dignissim.

Integer orci. Fusce vulputate lacus at ipsum. Quisque in libero nec mi laoreet volutpat. Aliquam eros pede, scelerisque quis, tristique cursus, placerat convallis, velit. Nam condimentum. Nulla ut mauris. Curabitur adipiscing, mauris non dictum aliquam, arcu risus dapibus diam, nec sollicitudin quam erat quis ligula. Aenean massa nulla, volutpat eu, accumsan et, fringilla eget, odio. Nulla placerat porta justo. Nulla vitae turpis. Praesent lacus. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Ut a sapien.

Copia os endereços e-mail e um dos exemplos acima e contacta o supermercado

end #rrSendMessage -->
Que significam as percentagens?
100%
70%
Possui uma política aceitável que deve ser respeitada e melhorada no futuro, acompanhando a evolução dos stocks de peixe e do impacto das práticas de pesca e aquacultura actuais.
70%
40%
Foram tomadas algumas medidas importantes relativas a uma política de compra e venda de peixe sustentável, mas ainda são necessárias acções mais concretas para estabelecer um padrão aceitável.
40%
0%
Pouco ou nada está a ser feito para preservar as reservas de peixe e os oceanos. É urgente definir uma política de compra e venda de peixe sustentável e implementar práticas que evitam o pior e apoiam o melhor.

Actualizações e links:

Subscreve o feed RSS