O que é a Greenpeace?

A Greenpeace é uma organização mundial de campanhas que age para mudar atitudes e comportamentos, para proteger e conservar a natureza e promover a paz.

A Greenpeace está organizada em campanhas, com os seguintes objectivos:

A Greenpeace está presente em 41 países da Europa, Américas, Ásia e Pacífico.

Para manter a sua independência, a Greenpeace não aceita doações de governos ou empresas, dependendo das contribuições de patrocinadores individuais e de fundações.

A Greenpeace tem conduzido campanhas contra a degradação ambiental desde 1971, altura em que um pequeno barco de voluntários e jornalistas navegou até Amchitka, região do norte do Alasca, onde o governo norte-americano estava a realizar testes nucleares subterrâneos. Esta tradição de “prestar testemunho” de forma não-violenta continua actualmente; os nossos navios são parte importante de todo o nosso trabalho de campanha.

Existimos para expôr crimes ambientais e para enfrentar os governos e as empresas sempre que falham no cumprimento das suas promessas de salvaguardar o ambiente e o futuro do planeta.

No cumprimento da nossa missão, não temos aliados nem inimigos permanentes. Promovemos a discussão aberta e informada sobre as escolhas ambientais da sociedade. Utilizamos a pesquisa, a intermediação e a diplomacia discreta para proseguir os nossos objectivos, bem como o confronto não violento de ampla divulgação, para elevar o nível e a qualidade do debate público.

Acreditamos que a luta pela preservação do futuro do nosso planeta não diz respeito apenas a nós. Compete-te também a ti. A Greenpeace fala em nome de 2,8 milhões de apoiantes em todo o mundo, e estimula todos os dias muitos outros milhões a agirem.

Fomos buscar o nome do nosso navio-bandeira, “Rainbow Warrior” (Guerreiro do Arco-Íris), a uma lenda dos índios norte-americanos Cree. Ela descreve um tempo em que a ganância da humanidade teria feito adoecer a Terra. Nessa altura, apareceria para a defender uma tribo de pessoas chamadas Guerreiros do Arco-Íris.

Como um dos maiores slogans feito por nós resumia as coisas, “Quando a última árvore for cortada, o último rio envenenado e o último peixe morto, descobriremos que não podemos comer dinheiro..."

Tópicos