Activistas da Greenpeace são detidos em acção na Torre de Belém

Comunicado de imprensa - 30. Novembro, 2009
Enquanto os líderes começavam a XIX Cimeira Iberoamericana de chefes de estado e governo, no Estoril, nove activistas da Greenpeace penduraram na Torre de Belém, em Lisboa, duas faixas com 75 metros quadrados e a mensagem “O Nosso Clima, a Vossa Decisão.

Acabam de ser detidos os nove escaladores da Greenpeace, que desde as 7:00 da manhã começaram uma acção na Torre de Belém, em Lisboa, para pedir aos chefes de estado e Governo, reunidos na XIX Cimeira Iberoamericana, que adoptem os compromissos necessários para combater as alterações climáticas.

Unidades dos bombeiros e da polícia portuguesa retiraram os activistas que, neste momento, se encontram detidos. Entre os activistas estão 6 espanhois, dois portugueses e um italiano.

Os activistas da Greenpeace conseguiram escalar a Torre de Belém e prender duas faixas enormes com a mensagem “O Nosso Clima, a Vossa Decisão” em português e castelhano. A acção teve lugar 7 dias antes do início da Cimeira de Clima de Copenhaga, perante a decisão de deixar de lado as alterações do clima nesta reunião no Estoril. Estão presentes na cimeira Iberoamericana os presidentes Lula da Silva, José Luis Rodriguez Zapatero, o primeiro ministro Sócrates e outros 11 chefes de estado. 

“Os chefes de estado, reunidos esta semana em Portugal, devem adoptar medidas contra as alterações do clima, que serão decisivas para o futuro dos países latinoamericanos,” declarou Juan de Uralde, Diretor do Greenpeace Espanha.

Para mais informações, fotografias e vídeo:


João Talocchi, coordenador da campanha da Greenpeace para o clima, +55 11 8245 2248
Isabel Rivera, Greenpeace comunicações, +626 99 82 48 / 00351 9186 37869