Fomos à Final da Liga de Campeões. Aqui está o porquê.

Artigo - 24. Maio, 2014
Há poucos instantes, dez ativistas da Greenpeace do Reino Unido estavam nas vigas do tecto do Estádio da Luz em Lisboa, muito mais acima do relvado onde se iria jogar a final da Champions. Queriam colocar uma faixa mas foram detidos. Aqui explicamos porquê.

A final da Champions League é um dos maiores espetáculos desportivos do mundo. Milhões de pessoas de todo o planeta estão a ver o jogo. Mas há um intruso no estádio, e nós tínhamos que denuncia-lo. Chama-se Gazprom.

A Gazprom é um dos principais patrocinadores da Champions League. Gasta milhões e milhões de euros para estar associado a um espetáculo desportivo como este, porque assim parece que é uma empresa normal e não uma empresa que está a hipotecar o nosso futuro para encher os bolsos.

A Gazprom é a segunda maior empresa petrolífera do mundo. Pertence ao Estado Russo. É também a primeira petrolífera que conseguiu extrair petróleo do Ártico.

E há mais.

A Gazprom é uma dessas empresas que consideram que as alterações climáticas são uma oportunidade, e não uma ameaça. Enquanto nós olhamos com preocupação o aumento da temperatura e o degelo polar a Gazprom vê neste degelo a oportunidade de explorar o petróleo do círculo polar ártico.

Há apenas três semanas, a Gazprom entregou à Europa o primeiro carregamento de petróleo do Ártico proveniente da sua plataforma petrolífera Prirazlomnaya, que se encontra no mar de Pechora.

Na Greenpeace adoramos o futebol. Estávamos entusiasmados pela final da Champions League. Não podíamos deixar a Gazprom e aos seus diretores sentados nas tribunas VIP como se nada fosse, porque por trás deste jogo está uma grande ameaça para o futuro do planeta.

Fomos ao estádio para pedir à UEFA que lhe mostre o cartão vermelho à Gazprom. A nossa mensagem continua vigente.

Junta-te ao movimento de mais de cinco milhões de pessoas de todo o mundo que querem que se faça do Pólo Norte um santuário para poder protege-lo das empresas petrolíferas.

E... na final da Champions que ganhe o melhor!