Vai ao supermercado e investiga!

Página - 25. Outubro, 2008
Para saber se o peixe que estás a comprar é sustentável, faz perguntas aos empregados. Nas áreas que vendem peixe fresco existem profissionais que têm o dever de informar sobre os produtos de peixe que estão à venda.

1) Qual é o nome do peixe e onde foi capturado ?

Esta é a pergunta mais básica e à qual o funcionário deve ser capaz de responder. Trata-se de saber qual é a espécie do peixe que está a ser vendido e onde foi capturada (ou cultivada, no caso de espécies em viveiro), ambas informações fundamentais para evitar comprar peixes que estão ameaçados.

Pede ao funcionário para deixar de vender as espécies da lista vermelha da Greenpeace.

2) Qual o método de pesca usado na captura ?

Alguns métodos de captura, como a pesca de arrasto, destroem o ecossistema marinho e capturam acidentalmente uma enorme quantidade de peixes, que são atirados novamente ao mar já sem vida. Não compres peixe que tenha sido pescado desta forma! Procura peixe capturado com métodos mais selectivos e sustentáveis, como armadilhas e linha e anzol.

3) O vosso supermercado tem como política fornecer apenas peixe sustentável ?

Os supermercados têm responsabilidade sobre os produtos que vendem. Pede-lhes que contribuam para a solução em vez de contribuírem para o problema, e que comecem a vender somente peixe sustentável. Como consumidor, tem o direito a escolher apenas produtos que não destruam o meio ambiente.

Depois de falares com os empregados, contacta-nos e envia-nos as tuas impressões.

Tópicos