* Por Rafael Cruz, coordenador da Campanha de Código Florestal

A esperança que agricultores e pecuaristas têm de mudanças no Código Florestal é hoje um dos maiores problemas para o próprio agronegócio. Desinformados, produtores e criadores vivem recebendo promessas da bancada da motosserra de que as regras vão mudar, e por isso evitam fazer o cadastro ambiental de suas propriedades.

Associações de produtores rurais, alimentados por discursos que cheiram a eleitoreiros como os proferidos por Aldo Rebelo e Homero Pereira no ENIPEC (Encontro Internacional dos Negócios da Pecuária), ocorrido na última semana, não incentivam fazendeiros a fazerem cadastro ambiental na esperança de terem aumentada a permissão para desmatamento com o "novo Código Florestal". Com isso, atrasam um processo fundamental de mapeamento das propriedades e uso de solo.

Ocorre que o mercado já começa a exigir esse tipo de cadastro. Recentemente, o Leather Working Group, grupo formado por empresas que compram couro no Brasil e no mundo (como por exemplo a Adidas e a Timberland), soltou comunicado exigindo que seus fornecedores, frigoríficos brasileiros, recebam boi de fazendas cadastradas e mapeadas, algo que deve ser resolvido com o programa estadual que ajuda a regularizar as propriedades, o MT Legal.

Até hoje, contudo, o programa tinha apenas 405 cadastros, 0,3% do total estimado de propriedades no Mato Grosso. E o prazo para produtores se cadastrarem com anistia de multa, como prevê o MT Legal, é o dia 13 de novembro, mesmo prazo dado pelas empresas compradoras de couro.

Fazendo o balanço, quem perde com as permanentes promessas de mudança do Código Florestal: frigoríficos, que podem perder clientes internacionais; fazendeiros, que correm o risco de serem cortados da lista de fornecedores dos frigoríficos; o Governo Estadual, que lançou um programa ousado de cadastro ambiental que corre o risco de terminar em fiasco; o Governo Federal, que ainda desconhece em detalhe a situação ambiental do País; o meio ambiente, já que propriedade não mapeada "esconde" desmatamento.

Mas, então, quem ganha? Quem advinhar leva uma motosserra.