Foto; Greenpeace / Alexandre Cappi

E quando você vê, depois de uma hora e meia de mar e sol, lá está a imensa baleia de pedra, com sua coroa de aves e seus tesouros submersos. Parece miragem: um monumento à biodiversidade a pouco mais de 40 quilômetros da degradada costa paulista, com fragatas, atobás, arraias, tartarugas marinhas, corais, crustáceos diversos, esponjas, moluscos, poliquetas, moréias, garoupas, frades.

A Laje de Santos é 'a pedra mágica', afirmam ambientalistas, pesquisadores e turistas que gravitam também em torno do lugar. Um cenário miniaturizado do que vislumbramos para todo o planeta: um ambiente sustentável, em que seres vivos dividem harmônica o mesmo espaço. E nós, seres humanos, grandes predadores que somos, aprendemos que é possível desfrutar da natureza sem lhe causar danos - que em última instância acabam retornando a nós mesmos.

Com mar calmo e uma boa lancha, leva-se cerca de uma hora e meia para se chegar à Laje, que é um parque estadual, uma unidade de conservação integral, da qual não se pode tirar recurso algum. Nada de pesca, nada de exploração mineral, nada de caça, nada de atividades que possam de alguma forma alterar o seu equilíbrio. Não se tira nada dali, a não ser lições.

A principal delas é que temos sim meios de impedir a destruição. A Laje é prova disso. Quem visita o lugar regularmente sabe disso.

Nossa atividade nesta quarta-feira, em parceria com Instituto Laje Viva, Projeto Tamar, Centro de Estudos para a Conservação Marinha, Sociedade em Defesa do Litoral Brasileiro, Associação de Operadores de Mergulho da Laje de Santos, Secretaria Estadual do Meio Ambiente, foi uma grande celebração da vida. E um chamado para a participação de todos na proteção dos oceanos. A Laje é um sonho, mas a realidade dos mares é bem diferente. No Brasil, menos de 1% dos mares são protegidos de alguma forma - saiba mais aqui. Eles estão estrangulados. Nos cabe desatar esse nó. E não é para apenas sonhar com isso; é preciso agir.

Visite o navio Arctic Sunrise neste fim de semana no porto de Santos (no armazém 29, entrada pelo portão 14) e conheça as nossas propostas. E aproveite para conhecer um pouco mais o Greenpeace e seu barco. Nos vemos lá!

EM TEMPO:

O Instituto Laje Viva pretende lançar um livro sobre a 'pedra mágica' ainda este ano. Fique ligado no site deles.

Confira também o vídeo produzido pelo pessoal do Instituto Laje Viva: