Fazenda de gado localizada em Figueirópolis d´Oeste (MT). (©Ricardo Funari/Lineair/Greenpeace)

A vida vai ficar mais difícil para alguns frigoríficos do norte do país que insistem num modelo de produção baseado na destruição da floresta, violação dos direitos indígenas e trabalhistas.

O Ibama, o Ministério do Trabalho, o Ministério Público Federal dos Estados do Amazonas, Mato Grosso e Rondônia, além do Ministério Público do Amazonas e Rondônia processaram 26 frigoríficos pela compra de gado de fazendas envolvidas em ilegalidades. Nas ações, pede-se um total de R$ 556.990.000,00 aos frigoríficos.

Entre os frigoríficos processados, está a gigante de alimentos Brasil Foods, autuada por comprar carne de seis fazendas em áreas embargadas pelo Ibama, segundo o Ministério Publico Federal. A situação ocorrida com os frigoríficos demonstra que eles não tem um sistema de controle eficiente que garanta uma cadeia de produção limpa, sem crimes sociais e ambientais

Veja aqui a lista completa dos frigoríficos processados.

Desde 2009, os três maiores frigoríficos brasileiros assumiram o compromisso pelo desmatamento zero, pela erradicação do trabalho escravo e pelo fim de invasão de terras indígenas e de unidades de conservação na cadeia produtiva da pecuária na Amazônia.

Esses 26 frigoríficos processados e todos os demais deveriam seguir o mesmo exemplo aderindo ao desmatamento zero, afinal o consumidor não quer mais saber de carne com “gosto de desmatamento” em seu prato.

Assine a petição.