Como parte da Mobilização Nacional Indígena, uma comitiva formada por representantes de povos de cada região do Brasil se reunirá nesta quarta-feira (28), às 15h30, com o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), para discutir a agenda legislativa de ataque aos seus direitos garantidos pela Constituição Federal. Os demais ficarão reunidos no gramado em frente ao Congresso Nacional.

A partir das 15h, a equipe do Greenpeace transmitirá ao vivo as atividades da mobilização. A atriz e apresentadora Maria Paula, que faz parte do Movimento Uma Gota no Oceano – que apoia a Mobilização Indígena através da campanha Tamuaté-aki –, participará da transmissão realizando entrevistas com as lideranças.

Na tarde de ontem, a repressão policial durante a manifestação puxada pelo Comitê Popular da Copa – e apoiada pelos mais de 600 índios presentes em Brasília para a Mobilização Nacional –, deixou seis indígenas feridos.

Às 14h, o Comitê da Copa chamou uma coletiva de imprensa para denunciar a violência das forças armadas nacionais contra a sociedade civil. Os índios feridos e dois representantes da mobilização estarão presentes para falar sobre o ataque que vem ocorrendo sistematicamente aos povos tradicionais.

Como parte igualmente afetada pelo modelo de desenvolvimento escolhido pelo governo brasileiro para o país, que inclui a construção de rodovias, empreendimentos e eventos que impactam diretamente as populações tradicionais e a sociedade urbana, em detrimento de serviços básicos como saúde e educação, e do qual a Copa do Mundo é um exemplo claro, os indígenas apoiam os movimentos sociais na luta por direitos, e participaram da marcha de ontem para demonstrar isso.